23 Julho 2024

Video Notícias

São Filipe: Comissão Municipal de Saúde delineia com associações comunitárias acções de combate à dengue

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 13 Jun (Inforpress) – A Comissão Municipal de Saúde reuniu-se quarta-feira com algumas associações de desenvolvimento comunitário para em conjunto delinear algumas actividades a serem realizadas no quadro da luta e sensibilização contra a dengue.

No encontro realizado na Delegacia de Saúde de São Filipe participaram representantes das associações de desenvolvimento comunitário de Belcthes (arredores de cidade), Luzia Nunes e Monte Grande (sul), de Ribeira Filipe (norte), bem como a associação de karaté da ilha do Fogo.

A delegada de Saúde de São Filipe, Joana Alves, informou aos representantes das associações que esta instituição e o serviço de saneamento da câmara e outros parceiros que integram a comissão já realizou três campanhas de limpeza, mas sem o efeito desejado devido à ausência da comunidade.

Assim exortou as associações presentes a mobilizarem as suas comunidades para uma mega campanha de limpeza no período pré-chuvas de modo a evitar a propagação de mosquitos transmissores da dengue.

Até agora a ilha tem registado dengue do tipo três, referiu a delegada de Saúde que se mostrou “preocupada” com o registo, este ano, de casos de dengue de tipo um na ilha de Santiago (Cidade da Praia), sublinhando que com a movimentação diária de pessoas entre as duas ilhas o Fogo não está imune a este tipo de dengue.

Todas as associações presentes no encontro disponibilizaram-se para realização de acções de sensibilização e de campanha de limpeza em concertação com a delegacia e com o serviço de saneamento da câmara.

Quanto à dengue, depois de um período sem notificação de casos desde o passado mês de Maio, São Filipe tem notificado novos casos e na semana passada os serviços de saúde reportaram mais quatro infecções.

Assim, desde Novembro de 2023 a Delegacia de Saúde de São Filipe reportou um total acumulado de 590 casos suspeitos de dengue, dos quais 339 foram confirmados através de exames laboratoriais.

Os casos foram notificados em 63 zonas do município de São Filipe com o bairro III Congresso à cabeça com mais de uma centena de casos, seguido dos bairros de Santa Filomena, Lém de Cima, Meio e Baixo, e Columbia.

JR/ZS

Inforpress/Fim