17 Junho 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Presidente da JPAI realiza visita de três dias a ilha do Fogo

  • PDF
Partilhar esta notícia

O presidente da Juventude do PAICV (JPAI), Fidel Cardoso de Pina e o vice-presidente, Lucio Fernandes, iniciam, esta sexta-feira (12), uma visita de três dias a ilha do Fogo com um programa intenso na ilha do vulcão.

Da deslocação destacam-se um debate sob o tema ‘’Juventude e Empreendedorismo’’ que igualmente irá acontecer no sábado, no Salão Nobre de Câmara Municipal de Mosteiros e que contará com a participação de jovens dos três municípios da ilha.

Esta iniciativa vem na sequência dos dados sobre o mercado de trabalho em Cabo Verde, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. O painel terá como oradores Gilson Cardoso, Presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz; os deputados municipais Euclides Fernandes e Antônio Cula, moderado pela jovem Henriqueta Cardoso.

O ponto alto desta agenda será a tomada de posse das estruturas concelhias da JPAI-Mosteiros liderada pelo jovem professor e deputado municipal, João Fernandes,  bem como da JPAI-Santa Catarina liderada pelo jovem professor Edmilson Nunes, sábado, igualmente no Salão Nobre de Câmara Municipal de Mosteiros.

‘’A nossa organização continuará com esta proximidade com a juventude em todo ocanto do país e na diáspora. A situação da juventude cabo-verdiana causa muita preocupação. Aliás os dados do INE vieram testemunhar isso: A taxa de desemprego jovem no país é assustadora. Situa-se nos 42,8% (jovens com idades compreendidas entre os 15 a 34 anos). Temos actualmente em Cabo Verde mais de 62 mil jovens com idade entre 15-34 anos que estão sem emprego e que não estão a frequentar um estabelecimento de ensino ou formação. A juventude precisa mais do que nunca ser ouvida. Continuamos na recolha de contribuições e subsídios que servirão de base para a elaboração de possíveis propostas de politicas públicas, para contribuir positivamente diante dos vários desafios da nossa juventude’’, afirma o presidente da Juventude do PAICV, Fidel Cardoso De Pina.

Ainda, parte da agenda, os jotas tambarinas participaram a convite da Câmara Municipal de Mosteiros, no Festival do Café que acontece este final de semana, vários bem contactos com a juventude nos diferentes pontos da ilha, com o intuito de inteirar-se do pulsar dos jovens e as expetativas no que toca especificamente ao emprego, ao empreendedorismo jovem e a formação.

Nesta deslocação a ilha do vulcão contam também   encontros com as estruturas da JPAI local, participação nas actividades de bandeirona, visita de cortesia a Câmara Municipal de Mosteiros, visita a várias localidades dos municípios de Santa Catarina e de Mosteiros e o contacto com varias associações comunitárias e entidades religiosas.

O ponto alto da agenda é a conversa aberta, agendada para este sábado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de
Mosteiros, com os Jovens daquele muncipio. Subordinado ao tema ‘’Os desafios da juventude foguenese ‘’, Fidel Cardoso de Pina será um dos oradores deste grande encontro.

Para o Vice-Presidente da Juventude do PACV e Presidente da Assembleia Municipal de Mosteiros, Lúcio Fernandes, “esta visita significa continuar com a nossa agenda de proximidade com a juventude Cabo-verdiana. A nossa organização continuará firme, a dar voz e a reivindicar melhores condições para a nossa juventude. Estamos muito preocupados com os impacto nos estudantes altamente afectados pela seca e mau ano agrícola no município de Mosteiros que poderá trazer forte consequências como o insucesso e/ou abandono escolar nos Mosteiros. Por outro lado, estas visitas e encontros na ilha do vulcão servirão ainda para continuar a recolha de contribuições e subsídios que servirão de base para a elaboração de propostas de políticas para o sector da juventude”.

 

Leia ainda - Artigos mais recentes: