20 Junho 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Futebol/Fogo: Académica sagra-se campeão a uma jornada do fim ao derrotar o Spartak e beneficiar da derrota do Botafogo nos Mosteiros

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 16 Mar (Inforpress) – A equipa da Académica sagrou-se este sábado campeão regional, cinco temporadas depois ao vencer o Spartak por 4-3 e beneficiar da derrota do Botafogo na sua deslocação aos Mosteiros, frente ao No Pintcha.

No jogo a contar para a penúltima jornada, 17ª, do regional do primeiro escalão, a Académica entrou “demolidor” e nos primeiros 25 minutos estava a vencer por três bolas a zero, com golos de Sy, Kevin e Zidane, mas permitiu que a formação de Spartak chegasse à igualdade, embora jogando mais de uma hora com menos uma unidade, devido a expulsão de um jogador na sequência do terceiro golo da Académica.

Mesmo com menos um jogador, a formação do Spartak, que precisava de pontos, tentou pressionar o último reduto da Académica e chegou ao golo aos 31 minutos, por Keven, e antes do intervalo Gugu reduziu para 3-2.

Na segunda parte, aos 20 minutos, Amilton silenciou os adeptos da Académica com um grande golo, num remate forte e c disparado de fora de área e sem hipótese para o guarda-redes Djidjé, mas a menos de 15 minutos do final da partida, Badju saiu do banco para apontar o quarto golo e que deu o título antecipado a Académica.

No jogo que antecedeu o Académica – Spartak, a formação de Nova Era deu um passo importante para a manutenção, ao derrotar o Vulcânico por duas bolas a uma, com golos de Romário, na marcação de um livre directo, sendo um na primeira parte e outro na segunda, e para o Vulcânico marcou Vavá, de grande penalidade.

A partida ficou marcada por várias expulsões de jogadores (pelo menos dois) e dirigentes (dois) do Vulcânico que protestavam sistematicamente com a decisão do árbitro.

Nos Mosteiros, a equipa de Valência deu um passo importante na manutenção, ao vencer o Atlético, em “casa”, por duas bolas a zero, somando assim mais três preciosos pontos.

Na segunda partida, o No Pintcha venceu o Botafogo, por três bolas a duas, deixando desta forma a formação de São Filipe sem hipótese de chegar ao título.

No estádio Monte Pelado, no jogo entre as equipas de Santa Catarina, o Desportivo foi mais forte e derrotou Baxada por três bolas a uma, deixando esta formação praticamente com “bilhete de regresso” ao segundo escalão.

Resultados dos jogos da décima sétima jornada, a penúltima do campeonato regional de futebol do primeiro escalão:

Nova Era 2 – Vulcânico 1; Académica 4 – Spartak 1; Atlético 0 – Valência 2; No Pintcha 3 – Botafogo 2 e Baxada 1 – Desportivo 3.

A classificação é liderada pela Académica, com 44 pontos (campeão regional), seguido do Botafogo (39), Vulcânico (33), No Pintcha (28), Desportivo (21), Valência e Nova Era (16), Spartak (14), Atlético e Baxada (13 pontos).

JR/JMV

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: