20 Março 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Futebol/Fogo: Botafogo perde liderança após derrota (0-2) com a Académica

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 09 Mar (Inforpress) – O Botafogo sofreu hoje, no Estádio 5 de Julho, a sua primeira derrota no campeonato por 2-0 frente à Académica e perdeu, assim, a liderança, ficando mais distante de conquistar o título que lhe foge há nove anos.

No jogo entre os dois primeiros classificados e a contar para a décima sexta jornada do campeonato regional do primeiro escalão, o Botafogo conseguiu o pior resultado que pretendia, vendo assim a Académica a recuperar a liderança, somando agora 41 pontos, mais dois que o Botafogo, quando ainda faltam duas jornadas.

O primeiro golo do desafio foi apontado aos 36 minutos do primeiro tempo por intermédio de Sy, que com este golo poderá salvar a época, pois na maioria dos jogos praticamente passou ao lado e nesta partida apenas se viu na altura de fazer o golo.

Ainda na primeira parte o Botafogo esboçou alguma reação e no minuto 45 Luisim rematou às malhas laterais, ele que ao meio da primeira parte obrigou Djidjé a uma boa defesa.

No segundo tempo quando se esperava pela reacção do Botafogo, aos três minutos o sector defensivo, incluindo o guarda-redes Lú, ofereceram um golo a formação de Académica, com Zidane de cabeça a ampliar a vantagem da Académica.

Diga-se que o segundo golo da Académica foi determinante e praticamente não viu a reação do Botafogo, com Académica a limitar a controlar o jogo e assegurar a vantagem e os três pontos.

Com esta vitória a Académica tem caminho aperto para regressar ao título cinco anos depois, destronando o tricampeão, Vulcânico, pois os dois jogos que lhe restam são com adversários teoricamente mais fracos e que lutam pela manutenção.

A anteceder esta partida, no jogo que abriu a décima sexta jornada, o Spartak, deu um passo importante para a sua manutenção no primeiro escalão ao vencer o Nova Era por uma bola a zero, golo apontado por intermédio de Gugu, aos 38 minutos.

Na primeira parte a equipa do Nova Era desperdiçou uma soberana hipótese de chegar ao golo com o jogador Beja a não conseguir converter uma grande penalidade em golo.

Com esta vitória, a formação de Spartak que ocupava o penúltimo lugar, deu um grande salto e agora está na sexta posição, ultrapassando as equipas de Nova Era, Atlético, Baxada e Valencia.

Nos Mosteiros no “derby” local, a formação do No Pintcha venceu Atlético por dois zeros, deixando assim a formação de Atlético numa zona de aflição e em caso de Baxada pontuar no domingo, cai mesmo para a zona de despromoção.

Resultado parcial da 16ª jornada do campeonato regional do primeiro escalão: Nova Era 9 Spartak 1, Botafogo 0 Académica 2 e Atlético 0 No Pintcha 2.

No domingo, 10, no Estádio 5 de Julho jogam Valência – Desportivo e Vulcânico – Baxada. Académica lidera o campeonato com 41 pontos, seguido do Botafogo com 39, Vulcânico 30 (menos um jogo), No Pintcha 25, Desportivo 18 (menos um jogo), Spartak 14, Nova Era, Atlético e Baxada com 13 pontos (Baxada tem um jogo a menos) e Valência com 10 pontos (menos um jogo).

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: