25 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Fogo: Director-geral do Ensino Superior preside abertura de feira regional do ensino superior e das profissões

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 01 Mar (Inforpress) – O director-geral do Ensino Superior, Aquilino Varela, preside hoje, na cidade de São Filipe, à primeira feira regional do ensino superior e das profissões, organizada por três das quatro escolas secundárias da ilha do Fogo.

A feira decorre nas instalações do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e, além do director-geral do Ensino Superior, a sessão de abertura conta com as intervenções do presidente da câmara de São Filipe, Jorge Nogueira, do coordenador do IEFP, António Cardoso, do delegado da Educação dos Mosteiros, Diniz dos Anjos, e de um aluno da escola secundária de Cova Figueira, Elias Monteiro.

A feira, cujo público-alvo são mais de 300 alunos do 12º ano de escolaridade das escolas secundárias Teixeira de Sousa (São Filipe), Eduardo Gomes Miranda (Santa Catarina) e dos Mosteiros, tem como objectivo ampliar o conhecimento dos jovens acerca do futuro profissional, proporcionar informações que os possibilitem identificar suas possibilidades e sonhos, esclarecer as dúvidas quanto à escolha profissional e auxiliá-los a escolher a profissão certa e que vai de encontro ao mercado de trabalho.

O director da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, Emanuel Barbosa, disse que este ano os coordenadores dos gabinetes de orientação das escolas secundárias decidiram fazer uma feira conjunta para reunir mais profissionais, institutos e universidades, e promover um intercâmbio entre as escolas.

A razão da realização da feira é justificada pelo facto de o término do 12º ano da escolaridade ser o momento decisivo para novos desafios, projectos de vida, atitude na vida dos adolescentes, e para os preparar para assumir postos mais altos, sendo “imprescindível” transmitir-lhes informação para que “a escolha seja adequada”.

Além do objectivo geral, a realização da feira visa dar oportunidade aos estudantes a uma escolha “mais assertiva”, ampliar o leque de opções de cursos que podem ser escolhidos e as principais universidades, tanto nacionais como estrangeiras, que os oferecem, propiciar aos estudantes a compreensão de que a escolha que farão será decisiva para seu sucesso pessoal e profissional.

Além das universidades e institutos existentes no país foram convidados profissionais das diferentes áreas que exercem actividades na ilha do Fogo para compartilhar com os estudantes aspectos ligados as suas profissões.

A escola secundária Pedro Verona Pires, situada em Ponta Verde, zona norte de São Filipe, que tinha programado a feira para uma outra ocasião, fica de fora deste evento.

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: