19 Março 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Fogo/Chã: Lançado concurso para empreitada de construção das redes técnicas e viárias

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 15 Fev (Inforpress) – O Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação procedeu ao lançamento do concurso público para selecção de empresas para execução da empreitada de construção das redes técnicas e viárias de Chã das Caldeiras.

A construção enquadra-se no âmbito do plano detalhado de Chã das Caldeiras, aprovado no ano passado pela Assembleia Municipal, e prevê a realização de arruamentos dentro das comunidades de Portela e Bangaeira, com vias para carros, espaço para pessoas e, inclusive, para bicicleta.

Os povoados de Portela e Bangaeira já têm o traçado definido, mas precisa ser conectada com o arruamento com redes de água, esgotos e electricidade, sendo que o Ministério das Infra-estruturas poderá alocar até 100 mil contos neste trabalho.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, contactado pela Inforpress, disse que o concurso tem por objecto a rede viária interna e redes técnicas que abrangem a rede de esgoto e de água, permitindo às pessoas procederem a ligação domiciliária, isto tudo no quadro do plano detalhado de Chã das Caldeiras.

Neste momento, o concurso não abrange a rede eléctrica, já que a electrificação de Chã das Caldeiras deve ser assegurada por uma empresa de jovens foguenses radicados nos Estados Unidos da América, que pretendem produzir e fornecer energia para um total de 200 casas e 11 estruturas como escolas, restaurantes, unidades de produção local e estruturas sociais a uma tarifa social de mil escudos mensais para as famílias mais necessitadas.

A implementação do projecto, segundo a previsão dos responsáveis, é para meados de Julho de 2019.

Além do concurso para as redes técnicas e viárias, Alberto Nunes adiantou que o plano detalhado de Chã das Caldeiras está sendo cumprido, observando que a estrada Cova Tina/Portela/Bangaeira está em curso com um traçado em cima das lavas para evitar a ocupação de terreno agrícola.

Segundo o mesmo, no âmbito do plano, a câmara de Santa Catarina já aprovou o projecto da construção de centro de saúde de Chã das Caldeiras, elaborado pelo gabinete do Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura do Mindelo (M_EIA), contratado pelo Governo para prestar assistência técnica na implementação do plano detalhado de Chã das Caldeiras, estando a edilidade a trabalhar com duas instituições para mobilizar os recursos, cerca de 15 mil contos, para a sua construção.

Alberto Nunes, que se encontra na Cidade da Praia, avançou que o complexo educativo, sobretudo a parte de jardim-de-infância, será concluído “em breve”, prevendo para próximos meses o arranque da construção do centro de saúde e da segunda fase do complexo escolar.

Além do concurso para execução da empreitada de construção das redes técnicas e viárias de Chã das Caldeiras (Santa Catarina do Fogo) o Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação lançou concurso de empreitada para ampliação das instalações da Cadeia Civil e requalificação da praça João Paes ou 4 de Setembro (frente ao edifício de Paços do Concelho) no município de São Filipe.

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: