21 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Quem foi São Filipe?

... Veja o vídeo
Quinta, 02 Maio 2019 12:15

Mosteiros: Lançado concurso para execução das obras de requalificação da orla marítima de Beco

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 18 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal dos Mosteiros, em parceria com o Ministério do Turismo e Transportes, lançou o concurso para selecção de empresa para execução das obras de requalificação da orla marítima de Beco, cidade de Igreja, sede do município.

A câmara dos Mosteiros é o órgão competente para decisão da execução do projecto de requalificação da orla marítima e de expansão da praia de Beco e para autorizar as despesas, sendo que o financiamento resultado da celebração do contrato com o Ministério do Turismo e Transportes, assegurados pelo Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (FSST), numa rubrica definida para o efeito.

Segundo o teor do concurso lançado através de jornais, a execução do projecto de requalificação da orla marítima de Beco, tem um tecto financeiro máximo de 39 mil contos incluindo o IVA e o valor mínimo da proposta não pode ser inferior a 80 por cento (%) do valor máximo, sendo que as propostas superiores aos valores, mínimo e máximo, serão automaticamente excluídos.

No quadro do concurso realiza-se no próximo dia 25 de Fevereiro a visita técnica obrigatória ao local da execução do projecto e a equipa concorrente deve ser constituída, no mínimo, pelos especialistas das áreas de engenharia civil, arquitecto paisagístico, engenheiro civil ligado a infra-estruturas urbanas e de outras especialidades que se entenda necessário.

As propostas, técnica e financeira, devem dar entrada até o dia 11 de Março de 2019 nas instalações da Câmara Municipal dos Mosteiros, sendo que o acto público de abertura das propostas está agendado para o dia 12 de Março no edifício de Paços de Concelho dos Mosteiros.

O projecto de requalificação da orla marítima de Beco, enquadra-se num projecto maior que prevê a expansão da requalificação da orla marítima da cidade de Igreja até Queimada Guincho, que prevê um orçamentado muito maior e que poderá atingir os 100 mil contos.

A requalificação da orla marítima de Beco prevê a sua transformação numa piscina natural, com clube náutico e área para as actividades náuticas, assim como a área circundante que passa a ter espaço cultural e de lazer mais atractiva e agradável.

O projecto elaborado pela WT Engenharia prevê de entre outras a construção de um anfiteatro a céu aberto com capacidade para 250 lugares, na parte central e com uma configuração oval, reabilitação da rampa da antiga delegação aduaneira, a edificação de um mirante e de um quiosque-bar com vista para o mar, além da requalificação da piscina natural de Beco.

Enquadrado no projecto de requalificação da orla marítima da cidade e de zonas de expansão urbana, está em curso a requalificação de praia Lantcha, nomeadamente a casa dos pescadores e o arrastadouro, para dar respostas as reivindicações dos operadores da pesca e contribuir para a melhoria das condições de tratamento e armazenamento do pescado.

Este projecto consiste na reconstrução do edifício e a montagem de uma pequena unidade de frio para a conserva do pescado e uma área para a venda de utensílios de pesca, de modo a dinamizar o sector das pescas nos Mosteiros.

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: