21 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Quem foi São Filipe?

... Veja o vídeo
Quinta, 02 Maio 2019 12:15

Fogo: ASDE cria prémio padre Ottavio Fasano “Vamos avante com confiança” para estimular e prestigiar projectos jovens

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 16 Fev (Inforpress) – A Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE) apresenta quarta-feira, 20, os meandros do prémio Padre Ottavio Fasano, denominado “Vamos avante com confiança” com o objectivo de “reconhecer, prestigiar e estimular” projectos de jovens cabo-verdianos.

De acordo com uma nota de imprensa enviada à Inforpress, o prémio criado pela ASDE conta com o patrocínio do vinho Maria Chaves e visa distinguir projectos de jovens implementados em qualquer ilha do País de forma “criativa, inovadora e sustentável”, no mínimo há três anos nos sectores da agropecuária e da pesca, e que estejam a contribuir com “boas práticas, ética e valores humanos e cristãos” para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Na nota, a ASDE diz entender que a pesca não pode ser vista apenas como uma actividade primária, uma vez que, ligada a ela, existe uma série de actividades que envolve milhares de pessoas, centenas de profissões tais como a indústria de processamento, supermercados, peixarias, hotéis e restaurantes, estaleiros, oficinas de manutenção, fornecedores e fábricas de gelo, num pais em que o espaço territorial equivale a menos de um por cento (0,5%) do espaço marítimo.

“Num País com estas características, a actividade pesqueira deve ser encarada como um potencial de grande crescimento económico por aquilo que pode trazer na geração de alimento, emprego, renda e entrada de divisas no país”, lê-se na nota.

A ASDE entende igualmente que é necessário valorizar e potencializar a actividade agropecuária, num país que, apesar da sua fraca pluviosidade, há muito que produz café, cana-de-açúcar, uva e queijo, entre outros, que têm sido fonte de rendimento e crescimento económico de muitas famílias.

É com base nestes entendimentos/fundamentos e olhando para o futuro que esta associação criou o prémio Padre Ottavio Fasano “Vamos avante com confiança” que vai ser tornado público na quarta-feira, 20, na sala António Mascarenhas Monteiro do auditório Padre Pio Gottin.

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: