21 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Quem foi São Filipe?

... Veja o vídeo
Quinta, 02 Maio 2019 12:15

Futebol/Fogo: Campeonato regional retomado este fim-de-semana com o derby Vulcânico – Botafogo

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 08 Fev (Inforpress) – O campeonato regional do primeiro escalão regressa este fim-de-semana, depois da paragem para os quartos de final da Taça Fogo, com o derby Vulcânico – Botafogo, às 14:00 de sábado no estádio 5 de Julho.

O jogo que constitui destaque da décima segunda jornada do campeonato regional do escalão principal é disputado entre o líder do regional, o Botafogo, e o terceiro classificado, o Vulcânico, estando as duas equipas separadas por cinco pontos.

Apesar da diferença pontual e da “rivalidade” existente entre as duas agremiações desportivas, o jogo é esperado com grande expectativa, sobretudo por parte dos adeptos do Botafogo que, em caso de vitória, não só mantém a liderança, como dá um passo em frente na conquista do título regional que lhe foge há uma década.

Por sua vez, o Vulcânico que após o empate sofrido nos Mosteiros frente ao Atlético na décima primeira jornada viu o sonho de chegar ao quarto título consecutivo a desmoronar-se, nem por isso vai facilitar o Botafogo, pois qualquer resultado que não seja vitória deixa definitivamente a equipa arredada de chegar ao título.

Além desta partida, ainda no sábado e no estádio 5 de Julho, a formação de Valencia, que luta pela manutenção, recebe a formação do No Pintcha dos Mosteiros, e sabe que não pode estremecer, pois tem a obrigação de amealhar pontos na caminhada da sua manutenção.

Já no estádio Monte Pelado, Santa Catarina do Fogo, o Desportivo de Cova Figueira recebe na primeira partida o Atlético dos Mosteiros, sendo que as duas equipas estão separadas por um ponto, Desportivo é quinto classificado com 13 pontos e Atlético sexto com 12 pontos, e na segunda partida a formação de Baxada, lanterna vermelha do regional com apenas oito pontos, recebe o Spartak que tem dois pontos a mais e em caso de vitória pode deixar o último posto, bem como a zona de despromoção, através de combinação de outros resultados.

No domingo e no estádio 5 de Julho em São Filipe, o vice líder do regional, a Académica, defronta a equipa de Nova Era que está um ponto acima da linha de água e que em caso de derrota poderá cair para a última posição em caso de vitória dos seus adversários directos na luta pela manutenção.

Jogos da décima segunda jornada do regional de futebol do Fogo:

Sábado, no 5 de Julho: Vulcânico – Botafogo e Valencia – No Pintcha e no estádio Monte Pelado em Santa Catarina, Desportivo – Atlético e Baxada – Spartak.

Domingo, no 5 de Julho, Nova Era – Académica.

A classificação do campeonato regional do primeiro escalão é liderada pelo Botafogo com 27 pontos, seguido da Académica (26), Vulcânico (21), No Pintcha (15), Desportivo (13), Atlético (12), Spartak e Nova Era (10), Valência (09) e Baxada (08) pontos.

A nível do campeonato regional do segundo escalão, que é igualmente retomado após a paragem para os jogos dos quartos de final da Taça Fogo em Futebol, disputam-se os jogos referentes à oitava jornada da fase de grupos.

No grupo A, integrado pelas equipas dos Mosteiros e de Santa Catarina, em que o Grito Povo e Cutelinho, ambos dos Mosteiros estão apurados para a segunda fase do campeonato regional, jogam-se Parque Real – Esperança e Grito Povo – Figueira Pavão, ficando de fora nesta jornada o Cutelinho dos Mosteiros.

No grupo B, integrado apenas pelas equipas do município de São Filipe, onde há pelo menos quatro equipas com possibilidades reais de passar à segunda fase da prova, joga-se a oitava jornada com as seguintes partidas: Juventus Curral Grande – Atlântico, Juventude –  Brasilim e ABC Patim –  União de São Lourenço, ficando de fora a formação de Luzabril.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: