21 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Quem foi São Filipe?

... Veja o vídeo
Quinta, 02 Maio 2019 12:15

São Filipe: Electra procede a retirada dos postes antigos e cabos aéreos no centro histórico

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 30 Jan (Inforpress) – Uma equipa da empresa de electricidade e água, Electra, está a efectuar a retirada dos postes antigos e cabos aéreos de iluminação pública no centro histórico da cidade de São Filipe, na ilha do Fogo.

A substituição dos cabos aéreos de transporte de energia eléctrica por cabos subterrâneos e colocação de novos postos e candeeiros de iluminação pública na parte histórica da cidade de São Filipe, enquadra-se no Projecto da Agência Japonesa de Cooperação (JICA).

Segundo uma fonte da Electra, serão retiradas várias dezenas de postes de fibrocimento, muitos dos quais com mais de 60 anos e outros de madeira, assim como grande quantidade de cabos aéreos do centro histórico dando a cidade um novo visual.

Os trabalhos estão a ser feitos de forma faseada, rua a rua, porque exige a ligação das redes domiciliárias de energia a partir de cabos subterrâneos e só após a ligação de energia às residências e instituições localizadas na parte histórica é que os trabalhadores vão efectuar a retirada desses materiais.

As ruas já contempladas estão sem cabos aéreos e a imagem anterior com vários cabos entrelaçados está a dar uma outra imagem à parte histórica da cidade.

No quadro do projecto JICA, além de substituição dos cabos aéreos por cabos subterrâneos, e a melhoria da iluminação da parte histórica da cidade de São Filipe, foram também electrificadas, nos anos anteriores, várias localidades do interior da ilha do Fogo que até então estavam descobertas de redes de electricidade.

A nível de electricidade, Fogo dispõe, desde 2015, de uma central eléctrica única para a ilha, construída no quadro do projecto de reforço dos sistemas de produção, transporte e distribuição de energia, e equipada com dois grupos geradores de 1.600 KW cada (1.6 megawatts), totalizando 3.200 KW que funciona com fuel 180, além de outros grupos.

Ultimamente tem-se registado cortes prolongados no fornecimento de energia eléctrica, quer à cidade como as localidades do interior da ilha.

JR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: