21 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Quem foi São Filipe?

... Veja o vídeo
Quinta, 02 Maio 2019 12:15

Santa Catarina do Fogo: Espaço que alberga vários serviços é inaugurado hoje

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 30 Jan (Inforpress) – O “Meu Espaço”, na cidade de Cova Figueira, Santa Catarina do Fogo, adaptado para albergar um conjunto de serviços, é inaugurado na tarde de hoje, pela secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira.

O “Meu Espaço”, situado no antigo edifício onde funcionava a câmara municipal, é um novo conceito introduzido no âmbito do projecto da modernização da administração pública, que visa dotá-la de um conjunto de mecanismos para que seja mais eficiente e preste serviço público de qualidade.

Este novo conceito irá congregar, segundo uma nota de imprensa do Ministério das Finanças, num mesmo espaço, um conjunto de produtos e serviços de entidades públicas e privadas, com o principal objectivo de promover a proximidade e acessibilidade aos serviços para a população, assim como contribuir para um maior conforto e comodidade para os utentes.

O projecto “Meu Espaço” é a concretização de um trabalho levado a cabo pela administração pública e acontece em parceria com a Direcção Nacional da Receita do Estado (DNRE), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), a Pro-Empresa, a Câmara Municipal de Santa Catarina e a Garantia.

A cerimónia de inauguração é presidida pela secretária do Estado para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira.

O edil, Alberto Nunes, disse à Inforpress que após o funcionamento de um conjunto de serviços no “Meu Espaço”, a edilidade vai negociar com as instituições bancárias para abertura de um balcão no município porque é um serviço prioritário, indicando que os serviços instalados no espaço fazem cobrança e no final do dia, existindo um balcão, podem fazer o depósito sem implicar deslocação periódica a São Filipe.

Para o autarca, os serviços que vão funcionar no “Meu Espaço” são aqueles que deviam ser instalados juntamente com o município, sublinhando que o objectivo é ter os serviços mais próximos das pessoas e diminuir e eliminar a dependência de São Filipe.

Apesar de Santa Catarina ter ascendido à categoria de município desde 2005, altura em que começou a funcionar a Comissão Instaladora, ainda não dispõe de alguns serviços básicos, como repartição de Finanças, agências de bancos, INPS, farmácia, sendo que a população continua a depender da cidade de São Filipe.

Recentemente, foram criados delegação do Ministério da Educação, Conservatória dos Registos, além de Esquadra Policial, estação dos Correios e centro de extensão rural do Ministério da Agricultura.

JR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: