21 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Quem foi São Filipe?

... Veja o vídeo
Quinta, 02 Maio 2019 12:15

Fogo: Fogo em Chama e Mar Azul confirmados no desfile oficial do Carnaval em São Filipe

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 29 Jan (Inforpress) – Os grupos carnavalescos Fogo em Chama, do bairro III Congresso, e Mar Azul, de Beltchés, confirmaram a participação no desfile oficial do Carnaval e inclusive já iniciaram os ensaios e preparativos para o desfile.

O vereador da Cultura da edilidade de São Filipe, Caetano Rodrigues disse à Inforpress que os grupos Faxa da Terra, do bairro III Congresso, e Fantasia, do bairro de Cobom, não vão participar no desfile deste ano.

O vereador, que estabeleceu contactos com responsáveis dos dois grupos, avança que o grupo Fantasia não apresentou motivos da sua não participação, mas que o da Faxa da Terra chegou a criar uma comissão só para assuntos do desfile deste ano, mas devido a problemas entre os membros acabou por optar pela não participação este ano.

Segundo Caetano Rodrigues, na conversa informal tida com um dos membros mais antigo do grupo, este assegurou que o grupo está a reorganizar-se para o Carnaval de 2020, assim apenas dois grupos oficiais, Fogo em Chama e Mar Azul, vão participar no desfile.

Um dos elementos do grupo Fantasia de Cobom abordado pela Inforpress disse que não estão reunidas as condições para que o grupo participe este ano no desfile oficial.

Apesar da participação de apenas dois grupos, o valor de apoio a ser concedido mantem-se igual ao do ano passado, 100 mil escudos para cada um dos grupos, disse o vereador, indicando que houve um aumento no número de grupos de animação e que também a edilidade conjuntamente com dois professores vai envolver-se no desfile das escolas e jardim-de-infância.

Até este momento a edilidade não recebeu qualquer apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) para a promoção do Carnaval, mas como o edil estará na próxima semana na cidade da Praia deverá estabelecer contactos com o titular da pasta da Cultura sobre esta questão.

O valor inicial para os prémios mantem-se inalterável em relação ao ano passado, e deve situar-se em 150 e 120 mil escudos para os dois primeiros classificados, mas haverá prémios individuais, como melhor carro alegórico, rei, rainha, porta-bandeira e música.

O grupo Fogo em Chama, fundado em 1974 e o mais antigo da cidade, foi campeão no desfile do ano passado, enquanto o Mar Azul ficou na segunda posição.

Além do primeiro lugar, no ano passado, Fogo em Chama levou os prémios individuais de Rei, Rainha do Carnaval e Rainha da bateria, enquanto o Mar Azul além do segundo posto levou ainda os prémios de melhor música, porta-bandeira e melhor carro alegórico.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: