18 Fevereiro 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Fogo/Futebol/COMENTÁRIO: Académica empata e é ultrapassada na liderança pelo Botafogo

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 19 Jan (Inforpress) – A Académica não foi além de um empate a dois golos frente ao Vulcânico, no jogo mais importante da 10ª jornada, cedendo a liderança para o Botafogo que venceu o Desportivo de Cova Figueira por duas bolas a zero.

No encontro mais importante da décima jornada, a primeira da segunda volta, o campeão regional em título e terceiro colocado, Vulcânico, recebeu a formação da Académica, que liderava a prova, numa partida dominada em grande parte pelo Vulcânico, sendo o empate um melhor resultado para Académica do que para o Vulcânico que fez mais para conquistar os três pontos.

A formação do Vulcânico marcou por intermedio de Adérito, o melhor marcador do regional com 10 golos, na passagem do minuto 20 do primeiro tempo, na sequência de uma jogada de ataque com Batatinha a rematar para defesa incompleta do guarda-redes Joãozona, e na sobra, Adérito só teve de encostar a cabeça para o golo.

Ainda na primeira parte o Vulcânico criou mais quatro oportunidades de golos que foram negados pelo guarda-redes Joãozona da Académica, que aliás foi a figura deste desafio, pela positiva, e o árbitro, Henrique Pina, pela negativa.

Graças as boas intervenções do guarda-redes, o resultado ao intervalo era de 1-0 para o Vulcânico.

Esta formação entrou a segunda metade a marcar e logo aos dois minutos, Batatinha aumentou a vantagem para o Vulcânico, depois de um passe de Adérito que o isolou e depois de passar pelo guarda-redes atirou para o golo.

Aos 12 minutos o Vulcânico ficou reduzido a 10 unidades com a expulsão de Nick, por acumulação de amarelos e, no minuto 25, o árbitro assinalou uma grande penalidade contra o Vulcânico, numa jogada que deixou muitas dúvidas e que mereceu protesto da equipa técnica, jogadores e adeptos do Vulcânico e Fifa chamado a converter reduziu a desvantagem para duas bolas a uma.

Aos 39 minutos o árbitro da partida expulsou Cláudio de Académica, por acumulação de amarelos, mas de uma forma injusta já que o primeiro amarelo foi mal mostrado já que o jogador foi derrubado e não simulou a falta.

Aos dois minutos de compensação a Académica chegou ao golo de empate por intermedio de Lalo, na sequência de marcação de um canto, isto depois do guarda-redes Oblack ter negado golo a Zidane com uma boa defesa.

No período compensação o jogador Ailton da Académica foi expulso por vermelho directo, mas foram ainda expulsos o treinador-adjunto da Académica e outros dois dirigentes, além de o árbitro, que esteve francamente mal na segunda parte, ter exibido cartolina amarela para vários jogadores das duas equipas.

Quer uma como a outra equipa protestaram o trabalho de árbitro que teve influência no resultado ao assinalar uma grande penalidade que deixa muitas dúvidas.

A anteceder esta partida e no jogo dos “aflitos” a formação de Valencia, que à entrada desta jornada ocupava a ultima posição, ao vencer o Nova Era pela margem mínima, 1-0, saltou três posições, deixando, por momento, as equipas de Nova Era e de Baxada, que foi goleada no estádio Monte Pelado pelo No Pintcha, na zona de despromoção.

No estádio Monte Pelado o Desportivo de Cova Figueira foi derrotado pelo Botafogo por duas bolas a zero, com golos de Luizim e Já, todos na segunda parte, e com estes três pontos recuperou a liderança da prova.

Na outra partida realizada no Monte Pelado a formação de Baxada foi goleada pelo No Pintcha dos Mosteiros por seis bolas a zero com golos de Edu, que marcou por quatro vezes aos 22 e 33 minutos do primeiro tempo e aos 31 e 42 do segundo tempo, e de Edgar aos 23 minutos do segundo tempo e Txui aos 26 do segundo tempo.

Resultado parcial da 10ª jornada; Valencia 1 – Nova Era 0, Vulcânico 2 – Académica 2, Desportivo 0 – Botafogo 2 e Baxada 0 – No Pintcha 6.

A jornada fica completa domingo com a realização no estádio 5 de Julho do encontro entre Spartak e Atlético dos Mosteiros.

Classificação do campeonato regional do primeiro escalão depois da 10º jornada Botafogo lidera com 23 pontos, seguido da Académica com 23 pontos, Vulcânico 19, No Pintcha 14, Desportivo 13, Atlético 10 (menos um jogo), Valencia nove pontos, Spartak e Baxada oito pontos (Spartak tem um jogo a menos) e Nova Era com sete.

JR

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: