25 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Fogo: Ministério da Agricultura lança concurso para fornecimento e instalações de dois parques fotovoltaicos

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 19 Nov (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Programa de Oportunidades Sócio-económicas no Meio Rural (Poser) lançou concurso público para fornecimento e instalação de dois parques fotovoltaicos em estações de bombagem de água para agricultura na zona norte.

O concurso público nacional é denominado de “Fornecimento e instalação de dois parques fotovoltaicos para fornecimento de energia às instalações de bombagem submersíveis em Monte Tabor e Santo António”, na zona norte do município de São Filipe.

O critério da adjudicação é o da proposta técnica e economicamente mais vantajosa, tendo em conta os factores estabelecidos no programa de concurso, estando prevista para a próxima sexta-feira, 23, a visita aos dois locais das obras, com partida da delegação do Ministério da Agricultura em São Filipe, sendo que as empresas interessadas devem fazer a entrega das suas propostas até 18 de Dezembro.

No início de Outubro o Poser tinha igualmente lançado um outro concurso para execução do projecto de optimização da rede de abastecimento de água – sistema São Filipe – circuito adutor e distribuir de água para agricultura, zona sul, ilha do Fogo, que consistia em duas fases distintas.

A execução do projecto está subdividida em oito lotes, sendo quatro lotes de empreitadas para instalação e equipamentos hidráulicos e de automatização, dois lotes de empreitada de obras de construção civil e outros dois para construção de rede de adução de água.

Uma fonte ligada a Comissão Regional de Parceiros (CRP) entidade que implementa os projectos financiados no âmbito do programa Poser, a prioridade é investir na mobilização de água para resolver o problema existente e depois financiar pequenos projectos nos domínios de agricultura, pecuária e outros sectores.

O programa financiou já em execução de um furo de prospecção de água para agricultura no sítio de Ilhéu de Pena (Djéu di Pena), situado ente o aeródromo de São Filipe e o Santuário Nossa Senhora Socorro e o equipamento deste furo e mais um situado nas proximidades de Monte Genebra.

Projectos que visam aumentar a disponibilidade de água fornecida aos agricultores com parcelas irrigadas entre Brandão e Fonte Aleixo e a sua extensão de Fonte Aleixo até o povoado de Roçadas, permitindo assim aumento de área irrigada, com a optimização da rede.

JR/AA

Inforpress/Fim

Gostar disto:

GostoCarregando...

Leia ainda - Artigos mais recentes: