21 Janeiro 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Sala de reunião/biblioteca do hospital regional vai homenagear enfermeiro Mário César

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 25 Out (Inforpress) – A sala de reunião/biblioteca do hospital regional Fogo/Brava, São Francisco de Assis, a ser inaugurada terça-feira, 30, vai receber o nome do enfermeiro Mário César, em sinal de reconhecimento do seu contributo ao sector da saúde.

O director do hospital regional São Francisco de Assis,  Evandro Monteiro, disse a Inforpress que a sala de reunião foi remodelada e transformada num espaço de reflexão (reunião), mas também passa a dispor de biblioteca para incentivar a investigação, salientando que a atribuição do nome do enfermeiro Mário César é uma forma de homenageá-lo e reconhecer a sua dedicação à causa de saúde durante mais de três décadas.

A inauguração do espaço ocorre na próxima terça-feira com a presença do enfermeiro Mário César, uma figura “muito conhecida” na ilha do Fogo e não só pela sua “entrega, disponibilidade para atender e ajudar os pacientes”, mas também pela dedicação a causa de enfermagem durante vários anos.

A biblioteca, segundo explicou, vai ter livros técnicos, mas também equipamentos informáticos que permitirão aos técnicos do hospital pesquisar e investigar nas bibliotecas digitais existentes, mas também será um espaço para sessões cientificas, já que a direcção do hospital pretende promover mais intercâmbios com técnicos nacionais e internacionais, com o objectivo de ajudar em todo o processo de capacitação e formação continua.

No próximo domingo, no quadro de “Outubro Rosa”, será realizada uma marcha de sensibilização para a luta contra o cancro, à semelhança do que está previsto a nível nacional.

Será realizada na cidade de São Filipe, e segundo Evandro Monteiro, a marcha vai percorrer toda a parte histórica da cidade, a partir das 09:00 horas, apelando a participação das pessoas na marcha e na luta conta esta doença.

Além da marcha, para este mês de Outubro a direcção clínica do hospital elaborou um programa formativo para capacitar os técnicos na abordagem de casos suspeitos de cancro em todas as estruturas de saúde da região sanitária Fogo/Brava, mas promoveu deslocações às comunidades para alertar a população para esta problemática.

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: