25 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Centrum Sete Sóis Sete Luas de São Filipe inaugurado no final de Outubro – Marco Abbondanza

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 18 Set (Inforpress) – O Centrum Sete Sóis Sete Luas de São Filipe, cujo projecto de criação foi apresentado em Abril de 2016, vai ser inaugurado a 29 de Outubro por ocasião da XXVI edição do festival Sete Sóis Sete Luas.

O Centrum, que é uma casa da cultura e um “instrumento de desenvolvimento” do turismo, vai ser inaugurada pelo Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, que é também presidente honorário do festival Sete Sóis Sete Luas, segundo Marco Abbondanza, director do festival.

Este que acompanhou um grupo de bloggers e operadores turísticos internacionais numa visita às ilhas “de menor expressão”, com objectivo de conhecer o território e os seus produtos locais, e, assim, poder dar “maior visibilidade” às ilhas como destino turístico bloggers, disse que a inauguração vai coincidir com mais uma edição do festival, que decorre de 29 de Outubro a 04 de Novembro em cinco ilhas de Cabo Verde (Santo Antão, Santiago, Maio, Fogo e Brava).

O Centrum funciona na antiga residência do presidente da câmara, no Alto de São Pedro, num sobrado que foi objecto de alterações e adaptações, passando a dispor de salas de exposições, laboratórios criativos, espaços gastronómico musical, com actuação regular de uma banda residente constituído no âmbito do festival.

Na segunda-feira, 17, à margem da visita dos bloggers, procedeu-se à inauguração de uma exposição de pintura “sensitivity of simulacra” da artista Eslovénia, Gani Llalloshi, exposição que vai estar patente ao público até 22 de Dezembro.

Também chegou à ilha o artista português Mário Belém, para, durante dois dias, no quadro do programa “residência artística de street art”, proceder à pintura de alguns muros no interior e exterior do próprio Centrum, seguindo depois para Brava e Ribeira Grande de Santo Antão.

Com relação ao festival, além da inauguração do Centrum, estão confirmados a actuação do grupo Korrontzi do País Basco – Espanha, o espetáculo de bicicleta acrobática com o artista espanhol Yldor Llach e um concerto de música do sol da Itália com o grupo Tammorra (Sicília – Itália). Nos dias 29 e 30 de Outubro.

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: