16 Novembro 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Projecto de requalificação da orla marítima dos Mosteiros orçado em mais de 200 mil contos

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 14 Set (Inforpress) – O município dos Mosteiros já dispõe de um pacote de projectos de requalificação da orla marítima da cidade de Igreja e das zonas de expansão urbana, orçado em mais de 200 mil contos.

Do pacote de projectos, aprovado há uma semana pelo executivo camarário dos Mosteiros, segundo o edil Fernandinho Teixeira, consta o de requalificação de praia de Beco visando a sua transformação assim como a área circundante num espaço cultural e de lazer mais atractiva e agradável, um investimento na ordem dos 40 mil contos.

O projecto elaborado pela WT Engenharia prevê de entre outras a construção de um anfiteatro a céu aberto com capacidade para 250 lugares, na parte central e com uma configuração oval, a reabilitação da rampa da antiga delegação aduaneira, a edificação de um mirante e de um quiosque-bar com vista para o mar, além da requalificação da piscina natural de Beco.

Um outro projecto que se enquadra no pacote de requalificação da orla marítima da cidade e de zonas de expansão urbana é o de requalificação de praia Lantcha, sobretudo a casa dos pescadores e o arrastadouro, respondendo às reivindicações dos operadores de pesca por um lado e contribuir para a melhoria das condições de tratamento e armazenamento do pescado.

Este projecto que será implementado no quadro do programa das plataformas locais de desenvolvimento e agenda 2030, de que o município dos Mosteiros é parte, consiste na reconstrução do edifício e a montagem de uma pequena unidade de frio para a conserva do pescado e uma área para a venda de utensílios de pesca, de modo a dinamizar o sector das pescas nos Mosteiros.

Para a sua implementação, a edilidade dos Mosteiros necessita de 12.500.000 escudos, tendo já mobilizado através do PNUD três mil contos, cerca de um quarto do orçamento global, no quadro do “projecto impacto do município” concedido pela plataforma local de desenvolvimento dos Mosteiros.

Do pacote consta ainda um projecto de grande dimensão que passa pela requalificação de toda a orla marítima, desde praia Lantcha (cidade Igreja) até as proximidades do antigo aeródromo dos Mosteiros, na zona de expansão norte, em Queimada Guincho e está orçamento em 150 mil contos.

Este projecto é visto pela equipa camarária dos Mosteiros como sendo uma obra estruturante para o desenvolvimento do município, com impactos na cidade e na qualidade de vida dos mosteirenses.

Para a implementação dos projectos, além da parceria do programa das plataformas locais de desenvolvimento e agenda 2030, a edilidade conta com a intervenção do Governo e de outras instituições nacionais e estrangeiras.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: