21 Setembro 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Fogo: Escola Materna com nova cara

... Veja o vídeo
Sábado, 01 Setembro 2018 22:45

Klav Kriolu - Fogo Fogo N' Bem de fora

... Veja o vídeo
Sábado, 01 Setembro 2018 20:15

Ilha do Fogo: ICIEG capacita líderes comunitários da região Fogo/Brava em igualdade e combate a VBG

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 10 Set (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) promove ao longo desta semana uma acção de capacitação de 100 líderes comunitários das ilhas do Fogo e Brava em igualdade e combate a VBG.

A formação, cujo início estava previsto para hoje de manhã, nas cidades de São Filipe e Cova Figueira, para os líderes comunitários dos municípios de São Filipe e de Santa Catarina, só deverá começar no período da tarde, já que com o cancelamento dos voos dos últimos dias devido a tempestade tropical, os formadores ainda não chegaram à ilha do Fogo.

Esta acção de capacitação dos líderes comunitários, à semelhança das realizadas nos outros municípios, enquadra-se na estratégia de promover maior engajamento dos líderes comunitários na luta pela igualdade e combate à Violência Baseada no Género (VBG).

Em nota de imprensa, o ICIEG destaca a importância do acto, como sendo uma forma de impactar a mudança de mentalidades e comportamentos de forma directa, através das associações destas duas ilhas na luta contra a VBG.

“É crucial a junção de todos para vencer a luta por uma sociedade mais inclusiva, igualitária e menos discriminatória para ultrapassarmos as situações de machismo exacerbado que tem provocado danos enormes nas famílias cabo-verdianas”, salienta o ICIEG.

Segundo o cronograma das acções de capacitação, hoje e terça-feira são contemplados os líderes comunitários dos municípios de São Filipe e Santa Catarina do Fogo com duas equipas de formadores, que vão estar depois, nos dias 13 e 14, nos municípios dos Mosteiros e da Brava com a mesma finalidade.

Com a formação o ICIEG pretende dotar homens e mulheres de recursos e ferramentas que posteriormente contribuirão para comunidades pro-igualdade e uma maior prevenção da VBG a nível das localidades.

Esta formação vai contemplar todos os 22 municípios e é promovida em estreita parceria com a Cooperação Espanhola e envolvimento de todas as câmaras municipais e dos técnicos dos centros de apoio à vítima (CAV).

Com isso, o ICIEG espera atingir o quinto Objetivo Estratégico de Desenvolvimento 2017-2030, que é a erradicação de todas as formas de VBG, especialmente da violência vivida por mulheres e meninas.

JR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: