16 Novembro 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Futebol: Equipa de Achada São Filipe contesta eliminação da Liga Stopira e acusa organização de beneficiar EPIF

  • PDF
Partilhar esta notícia

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – A equipa sub 19 de Futebol de Achada São Filipe está a contestar a forma como foi eliminada da Liga Stopira e acusa a organização de querer beneficiar a equipa do EPIF, que foi apurada para as meias-finais.

O representante da equipa, Ismael Gonçalves Lopes alega que é a equipa de Achada São Filipe que devia passar à fase seguinte, já que as duas equipas tiveram os mesmos números de pontos (14), o mesmo número de golos (7), mas São Filipe sofreu menos golos (3 contra 5).

“Depois de fizermos as contas questionamos o porquê da eliminação de Achada São Filipe, já que estamos perante uma situação em que Achada São Filipe está com vantagem por sofrer menos golos. A organização remeteu-nos para o regulamento que mostra claramente que nós é que passamos”, contou.

Confrontado com essa acusação o responsável pela organização da liga, Ivanir Rodrigues (Barrusco), confirmou que de facto houve um empate entre as equipas de Achada São Filipe e EPIF, e que a organização teve de recorrer ao Regulamento Geral da FCF para provar em Pontos (Artº 95, numero- 1) para o desempate.

“Esse artigo indica que ‘em caso de empate de pontos entre duas equipas ficará à frente a equipa que tiver maior número de golos nos jogos realizados entre si’”, explicou.

Entretanto, o responsável da equipa de Achada São Filipe adianta que esse número não promove o desempate, já que as duas equipas fizerem dois jogos de empates (1º jogo o resultado 2-2 e o segundo jogo 0-0), pelo que a situação de empate continua, e neste caso será válido o número dois do mesmo artigo.

“O numero 2 mostra que caso a igualdade subsista, face ao preceituado no numero anterior, beneficiará a equipa que obtenha a melhor diferença de golos marcados e a menor numero de golos sofridos nos encontros disputados, com todas as equipas na mesma prova”, citou precisando que Achada São Filipe e EPIF marcaram o mesmo numero de golos (sete), mas que São Filipe sofreu três enquanto que a EPIF sofreu cinco.

Confrontado com esta análise, Barrusco disse que todo o mundo está a fazer esta análise, “mas que ele tem outra análise sobre o assunto e já está decidido que a EPIF passou e assim vai ficar”.

“Aqui temos de avaliar o factor casa. O jogo é amanhã (sábado) e EPIF vai ao jogo. Se até o Donnay (presidente da Federação de Santiago Sul), errou porque é que nós não podemos errar” disse.

Para a equipa de Achada São Filipe está-se perante uma “grande falta de respeito” para com esses jovens que muito sacríficos fazem para estar em competições do género.

Da liga participaram 12 equipas subdivididas em três grupos de quatro. Para a segunda fase passaram os primeiros lugares de cada grupo e o melhor segundo entre os três grupos.

Os jogos das meias-finais estão agendados para este fim-de-semana no Estádio da Várzea. Sábado às 9:00 entrarão em campo Bola prá Frente e Escola Djonzinho e no domingo à mesma hora EPIF contra Meio Achada

MJB/FP

Inforpress/fim

 

 

Leia ainda - Artigos mais recentes: