22 Janeiro 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Mosteiros: Autarquia realiza primeira conferência dos municípios geminados para partilha de experiência da governação

  • PDF
Partilhar esta notícia

Mosteiros, 14 Ago (Inforpress) – A edilidade dos Mosteiros promove hoje, na cidade de Igreja, a primeira conferência dos municípios geminados para diálogo, intercâmbio e partilha de experiências da governança local e promoção do desenvolvimento social e económico.

Nesta conferência, que se enquadra nas festividades do Dia do Município e da sua Santa Padroeira, Nossa Senhora da Ajuda, que se celebra, a 15 de Agosto, a edilidade prevê contar com a presença dos municípios de Entroncamento, Azambuja e Ansião (Portugal), Haría (Canárias) e Santa Catarina e São Filipe (Fogo).

O encontro tem por objectivo definir um novo modelo de cooperação descentralizada, que deve estribar-se na partilha do conhecimento, experiencias e “know-how” e transferências de competências em áreas e domínios estratégicos para o reforço da governação municipal.

“Mais do que traçar o estado da arte da cooperação descentralizada, a realização desse encontro visa, sobretudo, o seu aprofundamento, abrindo, em consequência, novos horizontes de cooperação, num contexto “sui generis”, em que se exige uma maior colaboração entre os principais actores de desenvolvimento, quais sejam o governo, as autarquias locais, o sector privado, refere uma nota de imprensa da autarquia dos Mosteiros.

No quadro das festas do Dia do Município, na tarde de segunda-feira foram realizadas as corridas do município (atletismo) e a fase final de corrida de cavalos com os atletas e proprietários de equídeos a tecerem criticas à organização das provas.

No atletismo, Kenny Miranda, dos Mosteiros, sagrou-se mais uma vez vencedor da prova com o tempo de 32 minutos e 30 segundos, seguido de Ruben Monteiro com 33 minutos e 11 segundos e de Jailson Ribeiro “Papinha” com 35 minutos e 18 segundos.

Na corrida de cavalos, o vencedor foi Preto, seguido de Zaffature e Dom Pablo e em relação aos três últimos classificados registou-se algum desentendimento e vai ser definida pela comissão.

A primeira noite de baile popular das festas do Município de Mosteiros, realizado na noite de segunda-feira no polivalente João de Jóia contou com actuação de artistas como Show de Pina (Santa Catarina do Fogo), Mito Kaskas, Timas e Cabo Verde Show.

Para esta terça-feira, além da conferência e da continuação da feira regional de artes e dos derivados “made in Fogo”, está programado a final do torneio de futebol entre Misto dos Mosteiros e Vulcânico de São Filipe e a realização da segunda noite de baile com actuações de Gil Semedo, Os Tubarões, Dú Marthaz e Buguin Martins.

Já na quarta-feira, 15 de Agosto, Dia do Município dos Mosteiros e de Nossa Senhora da Ajuda, a sua santa padroeira, além das actividades religiosas está programado a realização da vigésima quinta edição do festival “praia Lantcha” com vários artistas locais.

JR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: