21 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Rua pedonal da cidade de Igreja inaugurada hoje no quadro das festas do município dos Mosteiros

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 11 Ago (Inforpress) – A rua pedonal na cidade de Igreja (Mosteiros) é inaugurada este sábado no quadro das festas do Dia do Município que se celebra a 15 de Agosto.

Trata-se de uma obra que custou cinco mil contos e que foi realizada no âmbito do programa de requalificação da orla marítima daquela cidade.

A rua pedonal abrange o largo de “Nha Meissanta” estendendo em direcção à praia de Beco que recebeu obras de requalificação visando a sua transformação numa área pedonal e que pode servir para actividades comerciais, culturais e turísticas.

Além da inauguração da rua pedonal e no quadro das festividades do dia do município, a edilidade dos Mosteiros homenageia hoje o cofundador do festival de música de praia Lantcha, João Rodrigues Miranda “Eugénio Mimi” falecido no ano passado nos Estados Unidos da América, e outras quatro personalidades que contribuíram para o desenvolvimento.

Além do artista, no quadro do programado do dia do Município, a edilidade vai homenagear outras personalidades que contribuíram para o desenvolvimento social e económico do município, nomeadamente o padre Octtávio Fasano, Júlio Correia, que foi o primeiro presidente da edilidade e que também foi presidente da assembleia municipal, Rosério Rodrigues, empresário/comerciante e político, e Maria de Fátima Gomes Marcelino, a monitora mais antiga do jardim infantil dos Mosteiros.

Para este sábado está programado a corrida de bicicleta, a prova de hipismo e o final do concurso “todo mundo canta” com participação de seis concorrentes apurados nas três sessões eliminatórias.

No domingo, 12, inicia-se a feira regional de artes e dos derivados “made in Fogo” visando a promoção dos criadores de arte, empresários, empresas e sobretudo os produtos da ilha, o inicio do torneio de futebol com a participação das equipas Flor Jovem de Calheta São Miguel, Vulcânico de São Filipe e os mistos dos Mosteiros e de Santa Catarina, a gala do emigrante, que além de assinalar o dia do emigrante constitui um espaço de intercâmbio, convívio e partilha de experiência entre os emigrantes e para assinalar o contributo que tem dado ao desenvolvimento dos Mosteiros e o concurso de beleza miss Mosteiros 2018, com um total de 12 candidatas.

Do programa destaca-se ainda a realização da primeira conferência dos municípios geminados com Mosteiros em que vão estar presentes os municípios de Entroncamento, Azambuja e Ansião (Portugal), Haría (Canárias) e Santa Catarina e São Filipe (Fogo) com objectivo de definir um novo modelo de cooperação descentralizada que deve estribar na partilha do conhecimento, experiencias e “know-how” e transferências de competências em áreas e domínios estratégicos para o reforço da governação municipal.

JR/FP

Inforpress/Fim

 

Leia ainda - Artigos mais recentes: