17 Agosto 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

EUA: Movimento Pensar Fogo promove conferência internacional sobre a ilha e Cabo Verde

  • PDF
Partilhar esta notícia

O Movimento Pensar a Ilha do Fogo (MPIF) vai promover, em finais do próximo mês de Outubro, a sua primeira conferência internacional. O objectivo é, segundo Jonh Rodrigues, reflectir sobre as questões de interesse para a comunidade cabo-verdiana radicada naquele país norte-americano, para o Fogo e Cabo Verde em geral.

«O Movimento Pensar Ilha do Fogo, orgulha-se de promover mais uma conferência internacional, com questões que irão reflectir amplos interesses para a nossa comunidade, agendada para este ano, no final do mês de outubro, nos estados unidos da América. Uma conferência em que a organização espera contar com contributos de diversos participantes dos diversos sectores sociais e políticos, oriundos de Cabo Verde, Portugal, Holanda, Inglaterra e dos Estados Unidos da América. Durante os trbalhos serão debatidos temas de importância vital para a promoção do desenvolvimento da Ilha do Fogo em particular e de Cabo Verde no geral», lê-se numa nota remetida a este jornal.

Segundo a mesma fonte, esta vai ser a primeira conferência internacional do referido movimento cívico a ter lugar nos Estados Unidos da América- ja realizou algumas em outros países . A pensar nisso, o MPIF informa que contará, desde já, com a participação de vários quadros da ilha do Fogo e com a comunidade foguense em geral radicada nas terras do Tio Sam.

«Será uma conferência histórica que procurará reunir um grande número de nacionais Cabo-Verdianos residentes nos Estados Unidos da América, empreendedores sociais, representantes da sociedade civil, actores municipais e locais, empresários, investidores em inovação social, estudantes e políticos, que terão a oportunidade de partilhar as suas visões e reflexões com os participantes» sublinha a orgnizaçao, para quem nesse mesmo dia serão divulgados os resultados das últimas conferências realizadas pelo MPIF.

Pensar Ilha do Fogo é um movimento que se preocupa em debater, estudar e propor soluções ao desenvolvimento da Ilha do Fogo. «Foi fundado em 2011, por quadros Cabo verdianos da diáspora e, desde a sua criação tem vindo a participar de forma directa ou indirectamente no debate de questões ligadas ao desenvolvimento de Cabo Verde, com natural enfoque nas questões internas e regionais», garante Jonh Rodrigues, que se encontra em Holanda.

Leia ainda - Artigos mais recentes: