20 Março 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Futebol/Fogo: Campeonato do segundo é retomado hoje com jogos da segunda jornada – Associação regional

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 18 Jul (Inforpress) – A segunda fase do campeonato regional de futebol do segundo escalão, suspensa a 05 de Maio, é retomada hoje com a realização dos jogos da segunda jornada, informou hoje a associação regional.

Para esta jornada estão calendarizados os jogos União de São Lourenço – Baxada, no campo de São Lourenço, e Desportivo de Cova Figueira – Luzabril, no estádio Monte Pelado, em Santa Catarina do Fogo.

A retoma da competição acontece pouco mais de uma semana depois da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) ter reunido com os representantes dos quatro clubes e os membros da direcção, os conselhos de disciplina, jurisdicional e de arbitragem.

O propósito era chegar a um entendimento após o aconselhamento do Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) em relação ao diferendo entre a direcção e o conselho jurisdicional sobre se era Baxada ou Esperança que devia avançar para a segunda fase.

Até a tarde de terça-feira, o presidente da ARFF, Pedro Pires, disse que desconhecia se a equipa de Esperança ou o Conselho Jurisdicional tinha entrado com providência cautelar a solicitar a suspensão dos jogos até a clarificação definitiva da situação.

Além de decidir pela retoma do campeonato a partir de hoje, com a realização dos jogos a meio da semana, já que o campo de São Lourenço e o estádio Monte Pelado estão ocupados aos fins-de-semana com a realização do torneio de São Lourenço e inter-zonas no município de Santa Catarina, a direcção da Associação solicitou à FCF a prorrogação da época desportiva por tempo suficiente para a conclusão do campeonato do segundo escalão devido a paragem motivada por pedido de impugnação de uma das equipas que militam neste escalão.

As quatro equipas que vão disputar a segunda fase do campeonato regional de segundo escalão são do interior da ilha: São Lourenço é da zona norte de São Filipe e Luzabril da parte sul do mesmo município, e as equipas do Desportivo e de Baxada, são da cidade de Cova Figueira, e não foi possível contactá-las se vão marcar presença nos jogos calendarizados para esta quarta-feira.

O presidente da Associação Regional de Futebol disse que as equipas de arbitragem estão avisadas assim como a Polícia Nacional para assegurar a segurança e, por isso, espera a comparência das equipas, que “foram avisadas com antecedência necessária”, nos respectivos jogos.

Na primeira jornada realizada a 05 de Maio as formações de Luzabril e União de São Lourenço empataram a um golo e o Desportivo de Cova Figueira venceu a congénere de Baxada por 3-0.

A segunda fase é disputada pelas duas primeiras classificadas do Grupo A, que era constituído pelas equipas do município de São Filipe, e do Grupo B, integrado pelas equipas dos municípios dos Mosteiros e Santa Catarina do Fogo, num sistema de todos contra todos a duas voltas.

Os dois primeiros classificados vão ascender ao campeonato do primeiro escalão na próxima época, ocupando os lugares deixados pelo Cutelinho dos Mosteiros e ABC de Patim, que foram despromovidos ao escalão inferior.

JR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: