19 Julho 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Sete escolas básicas de Santa Catarina, São Miguel e dos Mosteiros vão iniciar ano lectivo com “novo rosto”

  • PDF
Partilhar esta notícia

Cidade da Praia, 10 Jul (Inforpress) – Sete escolas do ensino básico de Santa Catarina, São Miguel e dos Mosteiros vão ser reabilitadas no âmbito de um contrato-programa assinado hoje, na Cidade da Praia, entre o Ministério da Educação e as respectivas câmaras municipais.

O contrato foi rubricado no âmbito do programa desenvolvimento das infra-estruturas do ensino básico, que vem sendo implementado desde 2016, financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do fundo de Tesouro.

O objectivo deste programa, segundo o director-geral de Planeamento e Orçamento e Gestão do Ministério da Educação, José Marques, é reabilitar, ampliar e remodelar as infra-estruturas educativas, por forma a resolver os problemas existentes a nível de rede e criar condições para que os alunos tenham espaços condignos que favorecem o ensino-aprendizagem.

Para o município de Santa Catarina, foram disponibilizados 8.999.175 de escudos destinados a requalificação de cinco escolas básicas, na cidade de Assomada.

Na ocasião, o edil santa-catarinense, Beto Alves, disse que as obras serão iniciadas assim que as verbas forem desbloqueadas para que, no próximo ano, os alunos e funcionários encontrem um espaço mais confortável para o processo ensino-aprendizagem.

Lembrou, entretanto, que no município existem outras escolas que carecem de “intervenção urgente”, e prometeu trabalhar junto do ministério na procura de financiamentos para o efeito.

Sobre o montante, Beto Alves observou que “é sempre necessário mais recursos, mas prometeu, com a verba disponibilizada, fazer uma “gestão rigorosa”, priorizando as obras mais urgentes para esta fase.

O presidente substituto da Câmara Municipal de São Miguel, Anildo Tavares, por sua vez, disse que o montante disponibilizado no valor de 2.730.000 de escudos para a requalificação da Escola Básica de Pilão Cão, será utilizado para a reabilitação das casas de banho, construção de um espaço de lazer para as crianças e das infra-estruturas do edifício que já estão um pouco degradadas.

À Câmara Municipal dos Mosteiros, que não se fez representar na cerimónia, será disponibilizada um montante de 8.368.685 de escudos para a reabilitação da Escola Básica de Queimada Guincho.

MC/CP

Inforpress/fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: