22 Janeiro 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Fogo: Equipa médica dos Estados Unidos da América estará na ilha em Outubro para consultas gratuitas

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 28 Jun (Inforpress) – Uma equipa médica integrada por quinze elementos, de entre médicos e enfermeiros, ligados ao sector de estomatologia estará na ilha do Fogo entre 13 a 20 de Outubro para consultas gratuitas nesta área.

A vinda da equipa médica, pertencente à associação dos médicos espanhóis radicados nos Estados Unidos da América, é fruto de uma parceria entre esta organização e a fundação Casas das Bandeiras.

O responsável da Casa das Bandeiras, Henrique Pires, encontra-se na ilha para encontros com os presidentes das câmaras municipais no sentido de preparar e organizar o acolhimento, tendo recebido a disponibilidade das edilidades, sobretudo na questão do alojamento da equipa que integra técnicos norte-americanos, espanhóis, brasileiros, russos, egípcios, iraquianos e cabo-verdianos.

Na tarde de quarta-feira Henrique Pires reuniu-se com a delegada de Saúde de São Filipe para preparar a organização e tem agendado um encontro com o director do hospital regional “São Francisco de Assis” para programar as consultas quer no hospital como nos centros de saúde de Santa Catarina e dos Mosteiros, para as pessoas mais vulneráveis.

Segundo Henrique Pires, tendo em conta que é uma área com alguma carência e necessidade, a Casa das Bandeiras recebeu apoio das câmaras no sentido de estabelecer um protocolo com esta associação para o envio de dois em dois anos de uma equipa médica para consultas descentralizadas.

O responsável da Casa das Bandeiras, que está na ilha para acompanhar as tradicionais festas da bandeira de São João e São Pedro, justificou que a instituição que dirige tem a responsabilidade de acompanhar a organização dessas festas e de apoiar os grupos caso haja necessidade, indicando que esta instituição apoiou alguns grupos com materiais e “está aberta” para apoiar cada vez mais.

Este visitou o jardim infantil de Monte Grande, que tem recebido intervenção dos festeiros e da Casa das Bandeiras, e depois da sua pintura no passado mês de Abril, esta fundação está em negociação com uma empresa no sentido de substituir o telhado de fibrocimento, cujas condições não são as melhores, por outro tipo de telha, a reparação do espaço de lazer das crianças e a colocação de alguns equipamentos como baloiços.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: