25 Junho 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Torneio inter-zonas de São Lourenço arranca com pré-eliminatória para definição da décima segunda equipa a integrar fase de grupos

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 08 jun (Inforpress) – O tradicional torneio de futebol inter-zonas, em homenagem a São Lourenço, padroeiro de uma das duas freguesias do município de São Filipe, inicia-se domingo, com a realização do jogo de pré-eliminatória entre Monte Vaca e Campanas de Baixo.

O torneio, que já vai na sua décima sexta edição e que, anualmente, movimenta o campo de São Lourenço entre os meses de Junho e Agosto, inicia-se normalmente com a pré-eliminatória para encontrar a décima segunda equipa que vai integrar a fase de grupos para o referido torneio que é disputado pelo sistema de pontuação.

A pré-eliminatória é disputada este ano entre as equipas de Monte Vaca e Campanas de Baixo, em duas mãos e a equipa vencedora vai integrar o grupo B, segundo o sorteio previamente realizado, sendo que os jogos da fase de grupos vão decorrer entre 22 de Junho e 20 de Julho, sendo que a disputa dos quartos finais, meias-finais e a final acontece no dia 10 de Agosto, dia de São Lourenço.

O grupo A é integrado pelas equipas representativas das localidades de Galinheiro, Achada Mentirosa, Monte Tabor, Às-Hortas, São Jorge e São Lourenço, enquanto o grupo B é composto pelas equipas das zonas de Santo António, Curral Grande, Lomba, Ponta Verde, Campanas de Cima e vencedor da pré-eliminatória entre Monte Vaca e Campanas de Baixo.

Os jogos são disputados todos no campo relvado de São Lourenço, o único existente na freguesia, o que implica que os jogos decorram entre sexta-feira e domingo de cada semana, durante a fase de grupos, e os quatro primeiros classificados dos dois grupos vão disputar os quartos de finais.

Este ano, a organização alargou o número de equipas por grupos, passando de 10 para 12 equipas, mas também introduziu a disputa dos quartos de finais, o que não acontecia nas edições anteriores que contavam com 10 equipas divididas em dois grupos e em que os dois primeiros classificados de cada grupo disputavam as meias-finais.

Este torneio é muito concorrido e habitualmente leva muitas pessoas ao campo de São Lourenço, para apoiar as respectivas zonas.

A sua realização poderá comprometer a realização dos jogos da segunda fase do campeonato regional do segundo escalão, suspenso desde 05 de Maio devido a problemas entre as equipas de Baxada e Esperança, uma vez que alguns dos jogos estão programados para o campo de São Lourenço.

A data para a retoma do campeonato regional ainda não é conhecida e o presidente da direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Pires, disse que aguarda pelo posicionamento do Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) para a realização dos jogos da segunda fase do segundo escalão.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: