23 Janeiro 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Pedro Ribeiro é candidato à presidência da Câmara Municipal de São Filipe em 2020

  • PDF
Partilhar esta notícia

Pedro Ribeiro, um Quadro do Ministério das Finanças e que exerce actualmente a função de Inspector Tributário na DNRE, é candidato à Presidência da Câmara Municipal de São Filipe, nas eleições autárquicas de 2020, segundo anunciou através de uma nota enviada a este diário digital. Sob o lema “São Filipe Somos nós”, o candidato, que é natural do Fogo, tem como principal foco, fazer a diferença pela positiva no Concelho e na vida das pessoas, com particular destaque para a criação de emprego e a captação de investimentos em vários sectores de desenvolvimento económico e social.

Ribeiro, que se assume como um parceiro activo e cooperante junto dos agentes económicos, nas suas mais diversas facetas e áreas de actuações, garante ao Asemanaonline que terá como instrumento para pensar São Filipe - Planeamento Estratégico Económico do Município, que irá referir ao Governo local o nível institucional e um amplo espectro de desenvolvimento económico local, dinamismo de um tecido empresarial forte, e no fortalecimento da actividade turística inovadora e arrojada, e que promova o bem-estar das populações.

“Em São Filipe, temos efectivamente, a riqueza da história de Cabo Verde e das nossas gentes, na afirmação de um espírito solidário, de responsabilidade, pelo próximo. A criação de emprego, a captação de investimentos, a colaboração activa com o tecido económico local e associações são, a nossa principal prioridade. Aliás, intentamos mobilizar jovens quadros, munícipes, imigrantes e investidores para assegurar a consistência do Município”, realça.

Pedro Ribeiro acrescenta ainda que a sua candidatura constitui uma força que tornará a cidade dos sobrados, definitivamente, uma marca de referência no panorama nacional, exigindo um constante e verdadeiro trabalho a favor da sua transformação e inovação em vários sectores de desenvolvimento. “A elevada taxa de abstenção evidencia espaço para uma nova força - uma força jovem e com experiência experimentada que intente colocar São Filipe no patamar que merece - uma Cidade com vida”, antevê.

Contudo, sem avançar o partido ou outras organizações que o apoiem à sua candidatura às eleições autárquicas pela primeira vez, PR mostra-se confiante na vitória para liderar a CMSF, sublinhando que esse será o momento para uma “mudança radical” da cidade e do Concelho de São Filipe. “A ilha do vulcão merece uma oportunidade para colmatar as diversas situações e problemas que travam o seu desenvolvimento.

Biografia do Candidato às autárquicas de 2010

Pedro Ribeiro, que é natural do Fogo, começou os seus estudos em São Filipe, tendo concluído o 9ºano de escolaridade. Mais tarde, transferiu-se para Mindelo, São Vicente, onde continuou os estudos até o 10º/11º. A partir dali, imigrou-se para Lisboa. Nesta cidade portuguesa, concluiu o ensino secundário e o Curso Médio como Técnico de Gestão de Ambiente e Recursos Naturais.

É também licenciado em Gestão Aplicada (especialização em RHOE), e vários Cursos de Pós-graduações. MBA em Finanças Empresariais e em Marketing de Serviços Financeiros, Formações Avançadas em Negociação Internacional; em Corporate Governance, Gestão de Carteiras de Investimentos; Obrigações; Elaboração, implementação e Gestão de Projectos de Investimentos; Avaliação de Imóveis; Fez pós-graduações em Gestão da Banca, Seguros e Mercados Financeiros; Direito Tributário; Marketing de Serviços; Gestão de Qualidade, e vários Cursos de Especializações nas áreas económicas, financeiras, fiscais e ambientais (Direito do ambiente).

Começou a sua carreira no sector financeiro (Banca) em 2004, no Ecobank, onde desempenhou a função de Responsável de Contabilidade. É Técnico superior no Ministério da Economia e Competitividade, Gestor Público no Ministério das Finanças, Gestor de Projectos em Organismos Internacionais BM/BAD/UE/LUX. É também Formador Certificado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Docente Universitário nas Universidades - US, ULCV, Uni-CV, Uni-Mindelo, ISCEE, Uni-Piaget e ISCJS, leccionando as disciplinas de Economia, Finanças Empresariais, Gestão, Qualidade, Planeamento e Controlo de Gestão, Finanças Públicas, Fiscalidade, Marketing, Auditoria, Contabilidade, Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Projectos.

Celso Lobo

Leia ainda - Artigos mais recentes: