26 Maio 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Futebol/Fogo: Campeonato do segundo escalão suspenso para clarificação do recurso

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 11 Mai (Inforpress) – A segunda fase do campeonato regional de futebol do Fogo do segundo escalão, iniciada sábado, 05 de Maio, foi suspensa até clarificação do recurso apresentado pela equipa de Esperança de Achada Furna.

O presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF), Pedro Pires, disse à Inforpress que a instituição que dirige o futebol na ilha decidiu suspender os jogos da segunda jornada, agendados para este fim-de-semana, na sequência de um recurso apresentado pela equipa de Esperança, que alega ser ela a passar para a segunda fase da prova.

Já na semana passada, o Conselho Jurisdicional, que desautorizou o Conselho de Disciplina e a Direcção da ARFF, já tinha emitido um comunicado dando conta do recurso e apelando pela não realização dos jogos, o que não foi acatado pela associação.

O recurso da Esperança foi endereçado ao Conselho Jurisdicional da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), que terá aconselhado a ARFF a suspender os jogos até a decisão do caso que envolve duas equipas de Santa Catarina do Fogo, Esperança, a quem o Conselho Jurisdicional da associação entenda que deva avançar para a segunda fase, e Baxada, que o Conselho de Disciplina e a Direcção, acham que é a equipa qualificada para a segunda fase.

Para o Conselho Jurisdicional da associação, os jogos da primeira jornada não têm efeitos e a associação deve realizar um novo sorteio entre as equipas de Luzabril e União de São Lourenço, primeiro e segundo classificados do Grupo A, e Desportivo e Esperança, primeiro e segundo classificados do Grupo B.

O presidente da ARFF avançou a Inforpress que ainda esta sexta-feira a direcção vai reunir-se com os conselhos jurisdicional e da disciplina para clarificar algumas situações, mas por momento apenas os jogos da segunda jornada estão suspensos e não prevê a realização de novo sorteio.

Na primeira jornada, cujos jogos correm o risco de serem anulados, União de São Lourenço empatou a um golo com Luzabril e o Desportivo de Cova Figueira goleou Baxada por três bolas a uma.

Para a segunda jornada estavam programados os jogos Desportivo – Luzabril e União de São Lourenço – Baxada.

A segunda fase do campeonato do segundo escalão é disputada no sistema de pontos, todos contra todos, a duas voltas, e as duas equipas melhores classificadas nesta fase vão ascender ao primeiro escalão na próxima temporada ocupando as vagas do ABC de Patim e Cutelinho, despromovidos para o segundo escalão.

O município de Santa Catarina do Fogo, que na época 2017/18 não teve nenhuma equipa no primeiro escalão, tem agora a possibilidade de poder ter, até ao máximo, duas equipas no escalão principal, caso o Desportivo e Baxada (Esperança em caso de anulação da decisão do Conselho de Disciplina) consigam conquistar os dois primeiros postos do regional do segundo escalão.

A outra possibilidade é o regresso de União de São Lourenço ao escalão principal, depois de uma época no segundo escalão, e de Luzabril, que está há várias temporadas no escalão secundário do futebol do Fogo.

JR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: