19 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Trabalhadores do saneamento removem toneladas de lixo e areia do Alto São Pedro e Presídio

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 02 Mai (Inforpress) – Dezenas de trabalhadores do serviço de saneamento estão a remover toneladas de lixo e areia no largo de Alto São Pedro e na praça de Presídio, palco das actividades do dia do município e da bandeira de São Filipe.

Desde às 06:00 desta quarta-feira, o grosso dos trabalhadores, apoiados por uma máquina, está concentrado na limpeza do Alto São Pedro, onde na tarde de terça-feira se realizaram as cavalhadas, última actividade do ritual da bandeira e que culminou com a passagem de bandeira ao festeiro de 2019, e no Presídio, onde decorreu a última das cinco noites de baile de conjunto.

Quer nos dois sítios como no percurso entre Alto São Pedro e Presidio, sobretudo na praceta junto à escola Académica e onde foram instaladas algumas barracas, é visível grande quantidade de lixo que está sendo recolhida pelos trabalhadores com a única viatura apropriada.

Também junto das casas comerciais, bares e restaurantes o lixo produzido no último dia das festividades está a ser removido, deixando a cidade limpa.

No Alto de São Pedro, a areia colocada para as cavalhadas, para evitar que os cavalos contraíssem lesões nas calçadas, está a ser retirada evitando que a mesma seja recolhida por outras pessoas que necessitam desse material para construção já que a extracção de inertes na praia de Fonte Bila está suspensa há meses.

Neste momento, as equipas de iluminação e de som estão no processo de desmontagem dos equipamentos, assim como o palco e as barracas instaladas no interior do Presídio como nas proximidades do principal palco das actividades do dia do município e da bandeira estão a ser desmontados.

As entidades e as pessoas que participaram nas festas começaram a regressar às respectivas ilhas na tarde de terça-feira, 01, e esta manhã, a movimentação era mais intensa para o porto e para o aeródromo de São Filipe.

Depois de realização de três voos na terça-feira, a companhia aérea que faz a ligação tem programado para hoje igual número de voos.

JR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: