26 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Primeira das cinco noites de baile popular no Presídio com fraca participação

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 28 Abr (Inforpress) – A primeira das cinco noites de baile de conjunto no Presídio, contou com “fraca” participação das pessoas e com reclamação dos comerciantes, tendo alguns bares e restaurantes da proximidade encerrado muito cedo devido ao “fraco” movimento.

A noite do dia 27, que tradicionalmente regista enchente na praça do Presídio, principal palco das actividades culturais, contou com pouco público e o primeiro grupo a subir ao palco, o Original de Patim, actuou com espaço praticamente vazio, já que na altura podia-se contar as pessoas que estavam no interior.

A nível do horário, o primeiro grupo começou a sua actuação poucos minutos depois das 22:00, seguindo de Elder e banda e depois Du Marthaz.

Quando o artista Zé Delegado subiu ao palco, perto das 02:00 de madrugada de sábado, ainda o Presídio apresentava pouca gente, mas este artista ainda conseguiu impulsionar a presença de um grupo de pessoas para a frente do palco.

O último grupo da programação da primeira noite, o Ferro e Gaita, começou a sua actuação perto das 03:30 de madrugada, cerca de 10 minutos depois em relação ao horário previsto da programação.

As barracas no interior do Presídio registaram fraca movimentação das pessoas e, no exterior, quer os bares e restaurantes oficiais como os instalados para esta ocasião, estavam praticamente vazios e muitos fecharam as portas ainda antes das 02:00 de madrugada, contrastando com anos anteriores em que costumavam funcionar até por volta das 07:00 do dia seguinte.

No Presídio, a câmara municipal instalou um serviço de câmara vigilância com instalação de várias microcâmaras em diversos pontos da praça, para melhor controlo e segurança, tendo afixado um aviso junto da entrada principal, informando as pessoas sobre o funcionamento daquele serviço.

No interior a presença de autoridades policiais e de segurança privada era bem visível, assim como a equipa de fiscalização que fazia o controlo e recolha de garrafas e outros materiais e a sua colocação em recipientes para recolha de lixos.

À entrada, elementos da Polícia Nacional procediam a revistas de controlos de bolsas de senhoras e mochilas para controlo de entrada de materiais perigosos de modo a poder garantir a segurança das pessoas no interior.

Já na praça de Alto de São Pedro, nas proximidades do Presídio, as tendas instaladas na tarde de sexta-feira para realização este sábado de feira de saúde e de prevenção rodoviária, foram vandalizadas durante a madrugada.

Para este sábado, 28 de Abril, o destaque vai para a realização do habitual torneio de futebol com os jogos entre Académica – selecção dos Mosteiros e Botafogo – Sporting da Brava, continuação da feira de artesanato, e baile de conjunto a partir das 22:00 no Presídio com Máe e banda, Wilson e banda, Djedje, Legemea e a encerrar a segunda noite com a actuação do conjunto Tabanka Djazz.

JR/ZS

Inforpress/fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: