21 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Vice primeiro-ministro contacta empresariado e visita unidades empresariais

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 26 Abr (Inforpress) – O vice primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, inicia hoje uma visita de três dias à ilha do Fogo para contacto com o empresariado da ilha e deslocações a algumas unidades empresariais.

Hoje, Olavo Correia participa no encontro com operadores económicos e parceiros, organizado pela Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), em parceria com a CVMóvel, a Pró-Empresa, a Câmara Municipal de São Filipe e a Casa das Bandeiras, e tem como objectivo identificar e analisar as oportunidades de inovação no mundo empresarial.

É nesta perspectiva que a CV Telecom apresentará o tema “Nha encomenda – inovação na bu negócio”

No período da tarde, o vice primeiro-ministro e ministro das Finanças participa no acto inauguração do hotel Seafood, situado no centro histórico da cidade de São Filipe, e que resultou da ampliação da antiga pensão e restaurante com o mesmo nome, propriedade de um antigo emigrante nos Estados Unidos da América.

Na sexta-feira, Olavo Correia visita a repartição das Finanças de São Filipe e a delegação aduaneira, esta última situada no porto de Vale dos Cavaleiros para se inteirar do funcionamento dessas estruturas, estando ainda programadas visitas às empresas Suifogo e Fogo Sea Fishing.

A empresa Suifogo tem como área de intervenção a produção de derivados de pecuária que está focalizada, neste momento, na obtenção de certificação do queijo e no lançamento de novos produtos no mercado.

Desde 2013, altura em que a empresa passou a apostar fortemente na produção de queijo, o seu principal produto neste momento, investiu na ampliação das instalações com a construção de mais uma ala, duplicando a capacidade, passando a dispor de mais uma sala de recepção de matéria-prima, espaço para instalação de um laboratório, e uma sala de expedição que recebe os produtos acabados antes de encaminhados para os diversos mercados.

O objectivo da empresa é conseguir a certificação, tendo a Suifogo investido ultimamente na aquisição de dois armários refrigerados com capacidade para 1.200 queijos cada, sendo a aposta trabalhar para o lançamento de pudim-de-queijo que vai ser confeccionado em forno de lenha para ser o mais artesanal possível.

Neste momento, apesar do mau ano agrícola, a Suifogo transforma diariamente 300 litros de leite, correspondendo a uma média de 1.500 a 1.600 queijos por semana, menos de metade dos queijos produzidos na ilha.

A empresa Fogo sea Fishing, por seu lado, actua nas áreas de pesca desportiva e hotelaria e, durante a visita, Olavo Correia passará por algumas infra-estruturas turística do grupo na cidade de São Filipe e no interior (Cerrado) onde está sendo adaptado e remodelado a casa de campo de família de Abílio Macedo e a sua transformação numa unidade hoteleira.

No sábado, Olavo Correia visita as instalações da adega cooperativa Sodade, dos viticultores de Achada Grande, Relva e Corvo (Mosteiros), uma das três adegas da ilha do Fogo, responsável pela marca do vinho Sodade.

No município de Santa Catarina do Fogo, no mesmo dia, o vice primeiro-ministro e ministro das Finanças participa na inauguração das obras da reabilitação da escola básica de Tinteira, extremo norte do município e Fonte Aleixo Sul, assim como na entrega de habitações sociais a três famílias carenciadas das localidades de Cabeça Fundão, Achada Furna e Fonte Aleixo Sul.

Esta é a primeira visita de Olavo Correia enquanto vice primeiro-ministro e ministro das Finanças à ilha do Fogo.

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: