20 Março 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ministério do Desporto e Câmara dos Mosteiros consternados com a morte do “Senhor Zuca”

  • PDF
Partilhar esta notícia

Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – O gabinete do ministro do Desporto manifestou esta tarde o seu “mais profundo pesar” pelo falecimento de Rolando Lima Barber “Senhor Zuca”, considerado “Homem do Desporto”, ocorrido hoje na ilha do Fogo, sentimento também expressado pela Câmara Municipal dos Mosteiros.

“O desalento é desmedido, mas olhando pelo presente e futuro, o Senhor Zuca Enfermeiro, como era carinhosamente chamado, deixou o Desporto e não só, obras que ficarão para sempre acomodadas, como sendo um contributo exemplar de civismo, cidadania e Fair-Play”, lê-se na nota de pesar do Ministério do Desporto.

O Desporto Nacional, segundo a missiva, “agradece imensamente o tempo que este ilustre desportista esteve a conviver com tudo e todos que, com certeza, será sempre lembrado pelo profissionalismo, lealdade e inteligência, como soube e, muito bem, implementar a cultura desportiva em Cabo Verde e na ilha do Fogo, em particular”, cita o documento do ministério que se solidariza com os familiares e ratifica o voto de pesar pela grande perda”.

Por seu turno, a Câmara Municipal dos Mosteiros manifestou também a sua consternação face o passamento deste “profissional de saúde, gestor, político, activista e dirigente desportivo”, sublinhando ainda que o mesmo demonstrou “grande humanidade e espírito de entrega a grandes causas da ilha onde viveu por mais de meio século”.

A nota da autarquia mosteirense destaca ainda que “Senhor Zuca deixa um legado que ultrapassa as fronteiras da ilha do Fogo”, sublinhando que o sentimento “de pesar é comum a toda a comunidade foguense, no país e na diáspora, e a todos quantos tiveram o privilégio de conhecer e de trabalhar” com o falecido.

“Patenteando o pensamento de todo o município dos Mosteiros, de Relvas a Atalaia, do executivo camarário e de todos os funcionários, a Câmara Municipal expressa aos entes do círculo familiar do ilustre falecido, condolências e votos de que Deus lhes dê força para enfrentar esse momento difícil”, elucida.

Enfermeiro, fundador e dirigente do Botafogo, Rolando Lima Barber “Senhor Zuca”, morreu na manhã desta quarta-feira, 25, no hospital regional São Francisco de Assis, um dia antes da homenagem que o seu clube pretendia realizar, e completaria 92 anos a 13 de Maio.

Nascido a 13 de Maio de 1926 na ilha de Santiago, Senhor Zuca residia na ilha do Fogo há mais de 50 anos, tendo adoptado o mesmo como sua a ilha.

SR/FP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: