26 Maio 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: PN realiza feira de saúde no bairro de Columbia no âmbito das festas do Dia do Município e da Bandeira

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 24 Abr (Inforpress) – A Policia Nacional (PN), através do Serviço Social, promove quarta-feira, no bairro de Columbia, subúrbio da cidade de São Filipe, uma feira de saúde com palestras, avaliação dos parâmetros vitais e acção preventiva e testes de despistagem do HIV/Sida.

Para o comandante Regional, o Comissário Roberto Costa Fernandes, a realização da feira constitui uma novidade, salientando que a sua realização é patrocinada pelo Serviço Social da Policia Nacional em parceria com outras instituições sedeadas na ilha.

A realização da feira de saúde, explica, é iniciativa do Serviço Social, que começou a implementar, recentemente, esta actividade na ilha de Santiago, e este ano decidiu descentralizar o evento para a ilha do Fogo, aproveitando o período da comemoração do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe.

Roberto Fernandes disse que a feira é realizada no dia 25, quarta-feira, na zona de Columbia, anotando que a escolha deste bairro é no sentido de ter ganhos operacionais.

Adiantou que a proposta é para escolher uma zona onde a PN tem necessidade de fazer um policiamento preventivo e de proximidade.

“Vamos utilizar esta feira para ter mais aproximação da população do bairro, mas ela não vai atender apenas pessoas deste bairro”, disse o comandante Regional da PN.

Na feira, vão participar médicos e enfermeiros da Delegacia de Saúde de São Filipe, psicóloga da edilidade dos Mosteiros e a sua organização conta com parceria da Delegacia de Saúde de São Filipe, Câmaras de São Filipe e Mosteiros, Cruz Vermelha de Cabo Verde, Protecção Civil e hospital regional São Francisco de Assis.

Durante a feira, está programada a realização de uma palestra sobre as doenças crónicas, monitorização e triagem, avaliação de parâmetros vitais (tensão aos hipertensos e diabéticos), aferição de glicemia capilar, acção preventiva e avaliação cardiológico, realização de pré-estes e teste para despistagem do HIV/Sida, avaliação do estomatologista e nutricionista, atendimento psicológico e comunicação personalizada de enfermagem.

Segundo o responsável policial, a feira conta com especialistas nas áreas de cardiologia, estomatologia, nutricionista e psicologia, assim como médicos e enfermeiros da delegacia e do hospital regional e pessoal do laboratório de analise clínica.

Para a tarde de terça-feira, está programada uma acção porta a porta no referido bairro, contando com elementos da Policia Nacional, local e que trabalham junto do Serviço Social, e voluntários da Cruz Vermelha para sensibilizar e informar a população da realização da feira, visando a participação da mesma.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: