21 Janeiro 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Instituto Pedro Pires para a Liderança promove V Diálogo Estratégico “Mulher e liderança para além dos chavões”

  • PDF
Partilhar esta notícia

Cidade da Praia, 18 Abr (Inforpress) – O Instituto Pedro Pires para a Liderança realiza a 12 de Maio o “V Diálogo Estratégico”, na Cidade da Praia, sob o lema “Mulher e liderança para além dos chavões”, evento que trará ao país a primeira-dama de Angola.

A antiga ministra e outrora trabalhadora do Banco Mundial Ana Dias Loureiro, vai apresentar a sua visão do tema central do “diálogo estratégico”, discorrendo sobre “O percurso das mulheres em África: algumas reflexões” nesta conferência que terá um único painel interactivo “Vamos falar sobre feminismo, igualdade, maternidade e participação cívica”.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, a directora executiva do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP) avançou que este V Diálogo Estratégico vai debater os direitos e a autonomia das mulheres à luz das desigualdades de género, por considerar que as mulheres se têm posicionadas em estratos subalternos ou secundário em comparação com os homens.

Indira Pires considera crucial este debate sobre a autonomia das mulheres e a igualdade de género por questões de justiça social e de direitos humanos, mas também “porque a igualdade de género é, sobretudo, a promoção de uma economia inteligente”, que contribui para o aumento da produtividade e para a melhoria dos resultados de desenvolvimento.

A conferência do IPP vai contar com a contribuição de especialistas e profissionais para controverter problemáticas ligadas à liderança no feminino, visando a ambição de elevar o debate a níveis que possam contribuir para ultrapassar ideias pré-concebidas e discursos herméticos que tendem a desvalorizar a importância do tema, face “as transformações e aumento dos movimentos conservadores no panorama geopolítico”.

Segundo Indira Pires, este encontro tenciona criar um “espaço descomplexado” de troca de opiniões sobre os desafios e as oportunidades que a promoção de uma postura mais justa relativamente a estas questões poderá significar para a consolidação e o reforço da democracia, para o desenvolvimento dos países e para o fortalecimento do exercício da cidadania.

O deputado nacional e presidente da Rede Laço Branco, Clóvis Silva e Noelma Viegas d’Ábreu, da Sociedade Angola de Ensino, serão os oradores desta conferência, que terá como facilitadora a socióloga Cláudia Rodrigues e envolve ainda entidades como o patrono, Pedro Pires, a estilista Ângela Brito, a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, entre outras.

O Diálogo Estratégico será precedido a 11 de Maio do III Encontro Anual de Formandos do IPP e de um ‘workshop’ a cargo da L´Oreal África, que estará pela primeira vez em Cabo Verde.

Esta conferência surge na sequência dos debates promovidos em 2014, 2015, 2016 e 2017, pelo IPP sobre “Integração regional em África”, “Inovação na gestão do desenvolvimento”, “Que capital humano, para que desenvolvimento?” e “Democracia e imprensa livre”.

SR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: