22 Março 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Ligação Mosteiros/São Filipe via norte interrompida devido a desabamento de rocha

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 02 Abr (Inforpress) – O desabamento de rocha no troço de estrada de Sumbango, que liga a cidade de Igreja à zona norte dos Mosteiros, e a São Filipe, via norte, interrompeu a circulação de viaturas na final da tarde de hoje.

O presidente substituto da Câmara Municipal dos Mosteiros, Jaime Monteiro Júnior, confirmou à Inforpress o desabamento de rocha no troço de estrada de Sumbango, indicando que de imediato foi accionada a empresa responsável pela manutenção das estradas nacionais a nível da ilha para a desobstrução da via, tendo a mesma mobilizado equipamentos pesados e iniciado o processo.

Jaime Monteiro Júnior disse ter recebido garantias do responsável da empresa de que a via fica desobstruída ainda na noite de segunda-feira, mas “devido a quantidade de materiais e dimensão das pedras que caíram na via”, se a situação não for normalizada durante a noite deverá ficar resolvida ainda na terça-feira.

Este troço de estrada que liga Mosteiros a São Filipe via norte é a mais utilizada por estar em melhores condições de circulação, não obstante o troço entre Sumbango e Rocha Fora representar “perigo eminente” para todos quanto circulam nesta via devido a desabamento frequente de rochas e quedas de pedras de grandes dimensões.

Por esta razão, em 2015, o Instituto de Estrada (IE) chegou a equacionar a possibilidade da realização de um estudo de viabilidade visando uma intervenção para estabilização e protecção do talude do troço de estrada de Sumbango, porque o maciço deste troço encontra-se fracturado e põem em período a vida das pessoas que circulam nesta via.

Aquando da construção da estrada circular do Fogo foi elaborado um estudo que foi entregue à Direcção-Geral das Infra-estruturas que apontava, para a protecção das rochas desta via, um valor de 800 mil contos, montante considerada elevada na altura.

Frequentemente, mas sobretudo no período das chuvas, regista-se desabamento de rochas naquela localidade e as autoridades Fogo: Instituto de estrada vai encomendar estudos sobre estabilização do talude de Sumbango

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: