22 Março 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Ansião reafirma geminação com Mosteiros e equaciona alargar áreas de cooperação – autarca português

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 25 Mar (Inforpress) – O município português de Ansião reafirma a geminação celebrada com Mosteiros em 2015 e equaciona alargar as áreas de cooperação, disse António José Vicente Domingues, que se encontra nos Mosteiros a participar na quinta edição do “Fogo Coffee Fest”.

O presidente do município de Ansião, que chefia uma delegação integrada por 10 pessoas, que desde quinta-feira se encontra na ilha do Fogo, assegurou que veio reafirmar a geminação entre Ansião e Mosteiros e “reafirma-la naquilo que é amizade e cooperação institucional”.

“Queremos e sentimos que é possível levar mais longe na geminação entre os dois municípios e que ela não fica numa mera plataforma institucional, mas que possa extravasar para outros domínios como educação, desenvolvimento rural, cooperação no domínio de ensino e formação profissional, associativismo, mas também o desporto e a música”, afirmou António Domingues.

O autarca salientou que após a sua eleição no ano passado para presidir o município de Ansião, um dos objectivos foi fazer esta ligação aos Mosteiros porque os dois municípios têm condições para estabelecer e reforçar esta cooperação.

Acrescentou que a participação da delegação nesta edição do “Fogo Coffee Fest” também foi para responder a um convite formulado pelo edil Carlos Fernandinho Teixeira no final do ano passado, durante a sua passagem por Ansião.

“Há um grande potencial agrícola nos Mosteiros e, prova disso, é o delicioso café”, assegurou o autarca português indicando que o seu município vai apoiar Mosteiros a potenciar esta e outras áreas, razão pela qual enviou, no início deste mês, via marítima, um contentor com utensílios e ferramentas agrícolas, sementes, computadores para escolas e livros para biblioteca.

“A partir deste momento estamos em condições de reforçar esta parceria”, advogou António Domingues, para quem o reforço desta parceria poderá traduzir no envio de mais materiais que podem ser importantes para o desenvolvimento agrícola dos Mosteiros.

A delegação de Ansião, segundo o seu presidente, “leva gravado na memória e no coração toda a amizade, simpatia e hospitalidade do povo dos Mosteiros, mas também as paisagens belíssimas que conheceu”.

António Domingues considera que a geminação tem sido “positiva” e há vontade de continuar e reforçar as parcerias.

Durante a visita, a delegação portuguesa, que integra o presidente de uma cooperativa, responsável de associação empresarial, do sector da educação, realizou sábado encontros separados com responsáveis do sector educativo e com operadores económicos dos Mosteiros para delinear possíveis áreas de cooperação.

A visita termina hoje, com uma visita ao centro histórico da cidade de São Filipe.

JR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: