22 Março 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Obras de reabilitação das escola do EBI de Patim e Campanas de Baixo inauguradas terça-feira e quarta-feira

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

São Filipe, 27 Fev (Inforpress) – As obras de reabilitação e ampliação da escola do Ensino Básico Integrado (EBI) de Patim e Campanas de Baixo, financiadas pela organização não-governamental Luxemburguês Betebuerg Helleft, vão ser inauguradas, na terça e quarta-feira, respectivamente.

Estas obras estão integradas num pacote de projectos para o sector da educação, financiado por esta ONG luxemburguês e que nesta fase incluía também a reabilitação da escola central de São Filipe, reabilitação da escola básica de Santa Filomena, assim como a formação de professores do primeiro ciclo do EBI e aquisição de mobiliário escolar.

As obras de reabilitação das duas infra-estruturas do ensino, orçadas em cerca de 33 mil contos (global), foram iniciadas em Maio de 2017 e já estão concluídas, enquanto a reabilitação de escola central, avaliada em mais de 21 mil contos, está em estado avançado, e a de Santa Filomena, inicialmente calculada em mais de 23 mil contos, ainda não começou, apesar da sua desocupação antes do início do ano lectivo 2017/18.

A Inforpress soube que a formação prevista ainda não se efectivou e nem os mobiliários para as escolas reabilitadas foram adquiridos.

A segunda fase deste projecto prevê a reabilitação das escolas básicas do centro e norte do município, como sejam as de Pé do Monte, Lagariça, Cabeça do Monte, Ponta Verde, Inhuco e Domingos Ledo e tem um orçamento de aproximadamente 50 mil contos.

Já a terceira e última fase prevê a construção de escola básica de Jardim/Batente, zona sul do município, e a reabilitação das escolas básicas Pedro Cardoso (Cidade), Curral Grande, São Domingos, Cutelo e Italiano e está estimada em cerca de 63 mil contos.

Para testemunhar a inauguração das obras de remodelação destas duas infra-estruturas encontra-se na ilha uma delegação de duas organizações não-governamentais de Luxemburgo, assim como o

secretário de Estado Adjunto da Educação, Amadeu Cruz.
A delegação de Luxemburgo visitou na tarde de segunda-feira as escolas de Ribeira Filipe e Campanas de Cima, zona alta norte, reabilitadas há três anos pelas mesmas organizações não-governamentais.

Nesta terça-feira, além de participar na inauguração da escola de Patim, a comitiva tem agendado um encontro com associação de estudantes da escola secundaria Dr. Teixeira de Sousa, em São Filipe, para delinear a possibilidade de realização de intercâmbios entre estudantes de Luxemburgo e deste estabelecimento de ensino.

Na quarta-feira, antes da deslocação a Campanas de Baixo para inauguração das obras de reabilitação da escola básica local, a delegação de Luxemburgo visita as escolas central e de Santa Filomena, juntamente com o secretário de Estado Adjunto da Educação, sendo que a parte luxemburguesa tem ainda em agenda uma visita ao centro de juventude de São Filipe e a de Chã das Caldeiras.

Já o secretário de Estado Adjunto da Educação, Amadeu Cruz, além de participar nas actividades de inauguração das duas infra-estruturas e de encontro com a delegação de Luxemburgo, tem agendado deslocações aos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo, onde tem encontros com os presidentes das câmaras e com os delegados do Ministério da Educação nestes dois municípios.

A cooperação entre São Filipe e a ONG Betebuerg Helleft e com o município de Bettembourg (Luxemburgo) foi iniciada há cerca de uma década e o município já beneficiou de financiamento de várias acções nos domínios da educação/desporto e no abastecimento de água.

Só no sector de educação investiu nos projectos de reabilitação de escolas, formação, fornecimento de equipamentos informáticos e materiais escolares, confecção de mobiliários, no valor superior a 100 mil contos, sem contar com o novo pacote em curso, orçado em mais de 200 mil contos, aproximadamente dois milhões de euros.

 

JR/JMV
Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: