25 Junho 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo/basquetebol: Campeonatos regionais júnior e sénior masculino decorrem de 17 de Fevereiro a 30 de Maio

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

São Filipe, 22 Fev (Inforpress) – Os campeonatos regionais de basquetebol júnior e sénior masculino decorrem este ano entre 17 de Fevereiro e 30 de Maio, com realização de jogos em São Filipe (cidade) e Ponta Verde (São Filipe), Cova Figueira (Santa Catarina) e Mosteiros.

A calendarização da prova regional, segundo o presidente da Associação Regional de Basquetebol do Fogo, Paulo de Pina, vai ao encontro dos compromissos da Federação e da necessidade da realização do campeonato nacional no mês de Junho, e por isso não será possível adiar a data para a realização da prova.

A nível de júnior, participam seis equipas, sendo uma do município dos Mosteiros, o Atlético, outra de Santa Catarina do Fogo, o Desportivo, e quatro do município de São Filipe, nomeadamente Unidos do Norte (Ponta Verde, zona norte), Botafogo, Renascer e Spartak (cidade e arredores).

Na categoria sénior, participam na prova as equipas de Atlético (Mosteiros), Desportivo (Santa Catarina), Unidos do Norte (Ponta Verde), Botafogo, Juventude e Spartak (São Filipe).

As equipas de Santa Catarina e dos Mosteiros, que são obrigadas a fazerem um total de cinco deslocações, contam com apoio das edilidades no transporte das equipas, de modo a participarem nas provas e para facilitar no dia em que jogam nos outros concelhos farão deslocação das equipas do júnior e sénior.

A Associação Regional de Basquetebol do Fogo conta com apoio financeiro da edilidade de São Filipe e da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol no valor de 100 contos cada, totalizando 200 contos, mas este valor é insuficiente, já que a titulo de exemplo as despesas com árbitros está orçamentada em 204 contos, sem contar com as deslocações dos árbitros e oficiais de mesa para realização dos jogos fora de São Filipe.

Por esta razão, a direcção da ARBF, segundo o seu presidente, Paulo de Pina, já solicitou as Câmaras de Santa Catarina e dos Mosteiros a atribuição de um subsidio financeiro a esta associação, assim como a Federação, no sentido de reforçar o subsidio para a realização das provas regionais, aguardando a reacção das mesmas.

Devido à insuficiência de verbas, a associação exorta às equipas, sempre que houver problema em participar num jogo, que comuniquem a Associação, para evitar a deslocação de árbitros e oficiais de mesa.

Os campeonatos serão realizados no sistema de todos contra todos, a duas voltas, e as duas equipas (juniores e seniores) melhores classificadas vão disputar o play-off, numa série de três jogos entre os dias 28 e 30 de Maio, para decidir o campeão regional e a equipa que representa a ilha na prova regional.

Resultado dos jogos da primeira jornada:

Unidos do Norte 23 – Botafogo 36; Desportivo 39 – Renascer 40 (júnior); Unidos do Norte 23 – Botafogo 50; Desportivo 30 – Juventude 86 (sénior).

Na próxima jornada, nos dias 24 e 25 de Fevereiro jogam Atlético – Spartak (Mosteiros) e Renascer – Unidos do Norte (São Filipe) na categoria de júnior e Atlético – Spartak (mosteiros) e Juventude – Unidos do Norte (São Filipe), na categoria de sénior masculino.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: