25 Junho 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo/Futebol: Quarta jornada do campeonato nacional pode alterar data do tradicional torneio das festas de São Filipe

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

São Filipe, 21 Fev (Inforpress) – A quarta jornada do campeonato nacional entre representante do Fogo e Sporting da Praia, agendada para o dia 28 de Abril, vai mexer com o tradicional torneio de futebol do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe.

Habitualmente, o torneio quadrangular de futebol, organizado pela edilidade, é realizado nos dias 28 e 30 de Abril, razão pela qual a edilidade tinha exortado o presidente da Associação Regional de Futebol, para salvaguardar este pormenor, aquando da realização do sorteio do campeonato nacional, mas tal não foi acautelado.

O vereador da Cultura da edilidade de São Filipe, Caetano Rodrigues, em conversa com a Inforpress, disse que a situação é complexa, já que o torneio tem a data marcada, observando que mesmo que a edilidade venha a trocar a data do torneio de futebol para 27 e 29 de Abril, dias destinados à prova de hipismo e que atrai grande número de pessoas, o jogo entre a equipa do Fogo e o Sporting da Praia fica eclipsado e corre o risco de não ter grandes assistência.

Os dirigentes do Vulcânico Futebol Club, equipa que está mais bem posicionada para conquistar o titulo regional, pois tem oito pontos de vantagens sobre o segundo classificado, quando faltam apenas disputar quatro jornadas, já comunicou a edilidade este facto, no sentido de se encontrar uma alternativa.

Para os dirigentes do Fogo, a solução mais viável teria que passar por uma negociação entre a edilidade, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), a direcção do Sporting da Praia e do Vulcânico, no sentido de inverter a data dos jogos da terceira e quarta jornadas.

Pois, segundo o sorteio, para a terceira jornada do grupo C do campeonato nacional de futebol, no dia 21 de Abril, a equipa do Sporting recebe no estádio da Várzea a equipa representante do Fogo e uma semana depois, 28 de Abril, seria a vez da equipa do Fogo receber o Sporting, no estádio 5 de Julho, na cidade de São Filipe.

Para evitar a coincidência, a alternativa seria apenas inverter os jogos, sendo que o Sporting jogaria em São Filipe a 21 de Abril e o representante do Fogo deslocaria na semana seguinte, 28, ao estádio da Várzea, libertando o estádio 5 de Julho, que é propriedade do município, nos dias 28 e 30 de Abril, para o tradicional torneio de futebol e sem provocar mexidas na programação das festas do dia do município e da Bandeira de São Filipe 2018.

Outra solução, que alguns dirigentes do Vulcânico apontam seria a realização do torneio nos dias 26 e 30 de Abril, mas isso representaria despesas acrescidas com alojamento das caravanas, já que habitualmente no torneio participam duas equipas locais e outras duas convidadas.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: