23 Janeiro 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Associação “Fogo Solidário” reabilita moradia social com fundos mobilizados junto da comunidade emigrada

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

São Filipe, 28 Dez (Inforpress) – A Associação Fogo Solidário “Afosol”, presidida pelo ex-autarca Eugénio Veiga, procedeu à reabilitação e ampliação de uma moradia social de uma família da localidade de Patim.

Segundo o presidente da Afosol, a intervenção consistiu na reabilitação de parte de uma parede que estava em vias de ruir-se e que foi reconstruída, assim como a construção de raiz de dois espaços visando ampliar a moradia.

A Associação disponibilizou recursos financeiros mobilizados junto da comunidade emigrada nos Estados Unidos da América, e a beneficiária comparticipou com material local como areia, água, cascalho e mão-de-obra, com excepção dos trabalhos de carpintaria que foram assumidos na totalidade pela Afosol.

Além desta intervenção, durante este ano a associação implementou os micro-projectos, financiados pela Embaixada da Alemanha, e que consistiram, entre outros, na transformação de frutas em Monte Grande e para as famílias de Chã das Caldeiras, no valor de aproximadamente 700 contos.

Os micro-projectos abrangem ainda o sector da pesca na Cidade de São Filipe, orçado em cerca de 800 contos, da segurança alimentar/fomento da pecuária na localidade de Lém (Brava) em mais de 600 contos e o micro-projecto de nova visão de desenvolvimento da pesca na Furna (Brava) estimado em cerca de 800 contos.

Com relação à campanha internacional lançada em meados de Novembro pela Afosol, através da ONG VAAZ (EUA), para mobilização de cerca de 12 mil contos, para mitigar os efeitos do mau ano agrícola (salvamento de gado), o presidente da associação disse que ainda não há registo de “nenhum sinal positivo”, assim como em relação ao projecto de nova visão turística para as ilhas do Fogo e da Brava, orçado no montante de 30 mil contos.

A Associação Fogo Solidário, no quadro do seu objectivo estratégico continuará a promover e desenvolver iniciativas, visando a melhoria das condições de vida das famílias mais carenciadas, mas igualmente a criação de um ambiente competitivo forte, disse o seu presidente, indicando que a Afosol é uma associação que tem especificidade por trabalhar voluntariamente, e custos de funcionamento são diretamente suportados pelos seus sócios.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Gostar disto:

GostoCarregando...

Relacionado
Leia ainda - Artigos mais recentes: