23 Janeiro 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Fogo: PN fiscaliza mais de 300 veículos na primeira semana do plano de operações Natal e Fim de Ano

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

São Filipe: 22 Dez (Inforpress) – A Polícia Nacional do Comando Regional Fogo/Brava fiscalizou 339 veículos e abordou e revistou 282 pessoas, incluindo duas operações nos portos de Vale dos Cavaleiros e Furna, na primeira semana da implementação do plano operacional de Natal e Fim de Ano.

O comandante regional, o comissário Roberto Costa Fernandes, disse à Inforpress que o Comando Regional do Fogo, à semelhança dos anos anteriores e do que acontece a nível nacional, tem em curso, de 15 de Dezembro a 05 de Janeiro, um plano específico para cobertura das actividades operacionais de Natal e fim de ano, período em que se regista maior circulação de pessoas e bens.

Segundo o mesmo, nesta época do ano há mais pessoas de férias, como estudantes, emigrantes e pessoas que trabalham noutras ilhas, e turistas, e essas situações são propícias para um aumento de circulação de pessoas e bens, inclusive dinheiro, e criam condições para o aumento da criminalidade, sobretudo crimes de subtracção e contra propriedade, razão pela qual a demanda e intervenção da polícia é maior para cobrir as situações.

Durante a primeira semana, entre 15 a 21 de Dezembro, a nível do Comando Regional da PN que integra as esquadras de São Filipe, Santa Catarina e Mosteiros (Fogo), e da Brava, foram recebidos 23 actos de denúncia, número considerado normal para este período do ano.

As esquadras receberam um total de 53 chamadas de emergência, tendo sido emitidos 12 guias de tratamento, fez-se apreensão de 47 doses de cocaína, foram detidas quatro pessoas para apresentação ao tribunal por cometimento de crime e identificadas outras 12 pessoas.

Os efectivos da PN visitaram 26 estabelecimentos de ensino, foram abordadas e revistadas 149 pessoas, fiscalizados 339 veículos, dos quais cinco do Estado, e aplicados 11 coimas por transgressão rodoviária.

Igualmente foram realizadas duas operações nos portos de Vale dos Cavaleiros, ilha do Fogo, e Furna, na ilha Brava, e dessas operações foram abordados 133 passageiros, dois dos quais foram encontrados na posse de 47 doses de cocaína e foram detidos e apresentados ao Ministério Público para legalização de prisão.

À semelhança dos anos anteriores, todos os efectivos do comando foram e estão envolvidos no plano operacional e no dia 31, à noite, todos vão estar em serviço para prevenção de situações que possam ocorrer durante a passagem de ano, afirma o comandante regional.

Segundo a mesma fonte, trata-se de uma operação feita a nível nacional e coordenada pelo director nacional da Polícia Nacional e que a nível da região só será levantada depois de comunicar ao director de que a situação está controlada e não carece de todo o efectivo, para que parte seja desmobilizada.

O comandante regional da Polícia apela às pessoas a terem muito cuidado, sobretudo com o trânsito rodoviário, sobretudo no que concerne a excesso de velocidade e condução sobre o efeito de álcool, razão pela qual a PN vai fazer fiscalização com mais frequência para controlar este tipo de ilícito.

Mas também apela às pessoas a terem cuidado com as residências, cuidar dos seus bens, não exibir grande quantidade de valores na via pública, procurar não andar com bens que chamam a atenção dos “amigos de alheio” para evitar que sejam vítimas, e que em qualquer situação ligar para o 132, assegurando que “a polícia actuará com rapidez e em conformidade”.

Roberto Costa Fernandes deseja a toda a população da região Fogo e Brava, um santo Natal e ano novo próspero, votos que são extensivos a todos os efectivos da Polícia Nacional.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Gostar disto:

GostoCarregando...

Relacionado
Leia ainda - Artigos mais recentes: