24 Janeiro 2018

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: MAA tem uma equipa no terreno para efectuar recenseamento dos criadores de gado no quadro do programa de salvamento de gado

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

São Filipe, 17 Nov (Inforpress) – A delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) tem neste momento uma equipa no terreno a efectuar o recenseamento dos criadores e dos seus efectivos pecuários, no quadro do programa de emergência para mitigação do mau ano agrícola.

O delegado do MAA, Jaime Ledo, disse à Inforpress que, além do recenseamento dos criadores , que é uma das actividades da componente salvamento de gado, a equipa está a fazer a distribuição gratuita de disparasitantes para os ruminantes.

“Como forma de garantir a capacidade produtiva da pecuária, estamos a sensibilizar os criadores para adequação dos seus efectivos pecuários à quantidade de recursos disponíveis, isto é, no sentido de diminuírem o seu efectivo de forma selectiva”, disse o delegado do MAA.

Acrescentou que a delegação está a realizar uma campanha de sensibilização para a recolha e conservação de pastos nas zonas onde há disponibilidade, que poderá ser mesmo uma oportunidade de negócio e fonte de rendimento para as famílias.

Segundo o responsável, a delegação do MAA já apoiou os criadores de Salto, Jardim e Achada Apoio, zona centro e sul da ilha e com grande concentração de caprino, na melhoria da disponibilidade de água para os animais nas zonas de pastoreio.

A acção do MAA inclui também a disponibilização de água ao reservatório de Monte Verde, tendo sido efectuado a adução de água do reservatório até o bebedouro, trabalho que contou com parceria dos próprios criadores que disponibilizaram materiais para a sua construção.

A nível de pecuária, segundo Jaime Ledo, a delegação vai ajudar na promoção de feira de gado que poderá servir de oportunidades para bons negócios, sendo que a primeira feira do género acontece na próxima semana, no município de Santa Catarina, no quadro da feira agro-pecuária que se realiza no âmbito das festividades do Dia do Município e da Santa Catarina.

No domínio de gestão de escassez de água , a delegação do MAA está a envidar esforços na recuperação urgente de dois camiões auto-tanques para apoiar no transporte de água para os criadores.

O delegado do MAA disse que os trabalhos de perfuração do furo de Ilhéu de Pena (Djéu di Pena) estão adiantados e espera-se que dentro de um mês estejam concluídos, para a mobilização no mínimo de mais 170 metros cúbicos de água dia para agricultura, assim como a recuperação do furo FF 40 de Monte genebra para o mesmo fim.

Com a recuperação destes dois furos, explica o delegado do MAA, vai-se disponibilizar mais de 300 metros cúbicos de água que irão servir para minimizar o problema que os agricultores da zona sul vêm enfrentando.

No que se refere ao reforço da capacidade técnica da delegação do MAA para responder às solicitações do mau ano agrícola, Jaime Ledo afirmou que existe uma proposta para contratação de três técnicos agro-pecuários e de dois condutores para reforçar a equipa e garantir assistência zoo-sanitária.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Gostar disto:

GostoCarregando...

Relacionado
Leia ainda - Artigos mais recentes: