20 Julho 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Deputados do PAICV visitam círculo com a situação do ano agrícola na agenda

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

São Filipe, 31 Out (Inforpress) – Os deputados do PAICV pelo círculo eleitoral do Fogo, Eva Ortet e Nuías Silva, iniciaram segunda-feira uma visita de trabalho à ilha com a situação do mau ano agrícola em agenda.

Durante a visita de uma semana os dois parlamentares vão estar nos três municípios e o primeiro dia foi dedicado à zona norte de São Filipe com passagens pelas localidades de Almada, Ponta Verde, Galinheiro, S-Jorge, Campanas de Baixa e a Atalaia (Mosteiros) para contacto directo com as populações, visando inteirar da situação agrícola e pecuária e as acções práticas no terreno para fazer a situação.

Os dois parlamentares disseram à Inforpress terem ouvidos histórias diversas mas que resumem num “coro de preocupações” com a situação actual e sobretudo a “inexistência de acções práticas de apoio aos criadores de gado no salvamento dos animais” que já começaram a dar sinais de “não resistir à seca”.

Segundo os mesmos, na localidade de Ponta Verde os agricultores e criadores de gado pedem acções concretas tais como apoio na recolha do pasto e criação de bebedouro municipal na zona de Garça e Cambada.

No final do primeiro dia da visita, os deputados do PAICV reuniram-se na localidade de São Jorge com meia centena de pescadores, agricultores e criadores que reclamam mais apoio dos governos local e central, através da associação comunitária para abertura de trabalho de conservação das infra-estruturas agrícolas de modo a permitir às famílias ter algum rendimento e minimizar os efeitos do mau ano agrícola.

Na localidade de São Jorge mais de metade da sua população vive da pesca, para além de agricultura, razão pela qual, segundo os parlamentares, solicita às autoridades a abertura de licenças para construção de bote, que está encerrada há mais de um ano, como meio para mitigar os efeitos da seca e do mau ano agrícola.

Hoje os dois parlamentares do PAICV vão centralizar a visita nas zonas altas do município de São Filipe, assim como uma deslocação ao município de Santa Catarina onde têm agendado encontros para se inteirarem da situação naquele município

JR/AA

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: