17 Julho 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Novo cemitério da Cidade da Praia situado em Achada São Filipe entra em funcionamento

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – O novo cemitério municipal da Cidade da Praia, situado em Achada São Filipe, entra em funcionamento a partir desta sexta-feira, visando ultrapassar as dificuldades na realização de funerais, face ao esgotamento dos espaços no actual campo-santo da Várzea.

Durante uma conferência de imprensa, a vereadora dos Recursos humanos e Assuntos Jurídicos, Edna Oliveira, disse que o novo sepulcrário irá resolver uma série de problemas, entre os quais, a superlotação do actual cemitério da Várzea e o congestionamento do trânsito que se faz sentir na capital, aquando da realização de cortejos fúnebres.

A entrada em funcionamento do novo cemitério, segundo a vereadora, não implicará o encerramento do sepulcrário da Várzea, pelo que os jazigos já adquiridos poderão continuar a serem utilizados e visitados no horário normal.

A autarquia informa igualmente que a partir do dia 03 de Novembro, o cemitério da Várzea ficará temporariamente condicionado a enterros de familiares que possuem covatos perpétuos, uma vez que o novo campo-santo está dotado do espaço ecuménico e de uma loja para a aquisição de todo tipo de material de velório,

A Câmara Municipal da Praia apela a não realização de cortejos fúnebres para o novo cemitério, podendo as cerimónias fúnebres serem realizadas directamente nesse espaço.

Segundo Edna Oliveira, a abertura do cemitério permitirá também a reabertura de vendas de covatos no sepulcrário da Várzea, que se encontrava suspensa, bem como no novo cemitério.

Acrescentou a vereadora que o novo cemitério permitirá ainda dar continuidade às obras de melhoramento e a reestruturação do sepulcrário da Várzea.

O novo cemitério municipal, de quatro mil metros quadrados, tem uma lotação horizontal máxima para quatro mil e 200 campas, um espaço ecuménico para a realização de todo tipo de cerimónias fúnebres, independente do credo.

Este novo cemitério, que prevê ainda a construção de um crematório e um espaço para sepulturas em gavetões, dispõe igualmente de infra-estruturas de apoio, que incluem uma cafetaria, um escritório de administração e um amplo parque de estacionamento.

A CMP convida o público em geral, entidades religiosas e agências funerárias a participarem no acto de abertura que se realiza esta sexta-feira, às 15:30, seguido de uma visita guiada.

A Cidade da Praia, que neste momento conta com cerca de 150 mil habitantes, vem sentindo alguma pressão em relação à oferta de infra-estruturas básicas e outras ofertas sociais.

O cemitério da Várzea, até este momento é o único espaço de sepultura do Município da Praia, foi construído há centenas de anos.

JL/JMV

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: