12 Dezembro 2017

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Presidente da JPAI dos Mosteiros visita entidades e instituições locais

  • PDF
Partilhar esta notícia

Acompanhado de vários colegas, o Presidente da JPAI dos Mosteiros, ilha do Fogo, João Fernandes, iniciou já um conjunto de visitas a várias entidades e instituições sediadas no concelho, sendo a primeira contemplada foi a Câmara Municipal local. As visitas de trabalho estiveram focadas na situação por que passa a juventude local.

Recebido pelo Presidente substituto, João Fernandes, garante que este encontro serviu para conhecer de perto as acções e as políticas públicas para juventude que a equipa câmara tem para implementar no concelho.

Para, Fábio, que também responde pela área da Juventude, espera haver um conjunto de políticas assertivas por parte dos actores políticos, tanto ao nível municipal, como central, para a juventude. Este acredita ainda que as boas acções da Juventude podem revelar-se importante neste processo.

“A Câmara Municipal não tem poupado esforços para o empoderamento da Juventude mosteirense, investindo em mais das distintas e diversas áreas. Aliás, JPAI dos Mosteiros, congratulou-se com a assinatura de protocolo de Cooperação com três Universidades do país, no que tange à Formação e capacitação dos jovens, a assinatura do protocolo com Centro de Emprego e Pró-Empresa para orientação dos jovens na criação de negócios, apoios/financiamento no ensino, nomeadamente no Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Superior, entre outras acções de desenvolvimento comunitário”, aponta.

No final das visitas, aquele responsável pela Juventuda mosteirense deixou um conjunto de preocupações e sugestões à edilidade, como forma de trazer mais ganhos para Juventude dos Mosteiros, nomeadamente a nececessidade da criação de um fundo municipal para o gabinete de empreendorismo para o apoio do jovem empreendedor. Sugeriu ainda a efetivação da proposta da criação da casa de juventude, enquando espaço de educação não formal, de informação e de formação, mas também de lazer, convívio e ocupação de tempos livres. Pediu também para se atacar o elevado número de desemprego no seio dos jovens, apesar das melhorias significativas nos últimos anos, intervir no campo desportivo de Atalaia e de Ribeira do Ilheu. Iso sem contar com a necessidade de se retomar a iniciativa "Ami é empreendedor” e descentralização do Natal Jovem 2017.

Celso Lobo

Leia ainda - Artigos mais recentes: