21 Julho 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Ilha do Fogo: Voluntários da Associação Juvenil Gastagus em intercâmbio no município de Santa Catarina

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

São Filipe, 22 Ago (Inforpress) – Cinco voluntários da Associação Juvenil Gastagus de Portugal, encontram-se no município de Santa Catarina do Fogo, em intercâmbio, pelo quinto ano consecutivo.

O grupo que chegou ao município no final de Julho e vai permanecer por mais uma semana, à semelhança dos anos anteriores, tem promovido um conjunto de actividades como a colónia de férias para crianças (Roçadas) acção de formação em informática para jovens do município na cidade de Cova Figueira, assim como trabalho voluntário no centro de Saúde de Santa Catarina.

Joana Dâmaso, responsável do grupo que se encontra na ilha do Fogo, disse que além dessas actividades os voluntários têm realizado formações sobre a violência baseada no género (VBG), direitos humanos, comportamento de riscos como a gravidez precoce e primeiros socorros, em várias localidades do município como Roçadas, Estância Roque, Monte Vermelho, Tinteira e a cidade de Cova Figueira.

As actividades, segundo a responsável, tem decorrido na normalidade, indicando que a formação no início teve pouco participação porque as pessoas não foram avisadas, mas que aos poucos registou uma participação maior, como acontece neste momento.

O grupo, que foi “bem recebido”, além das actividades realizadas no município, escalou o vulcão do Fogo no último fim-de-semana e fez uma volta à ilha para conhecer a realidade.

Este ano, além da ilha do Fogo (Santa Catarina), a Associação Juvenil Gastagus de Portugal, tem grupos nas ilhas do Maio, São Nicolau, São Vicente e Santiago, sendo que nestas duas últimas ilhas actua com três projectos diferentes.

Joana Dâmaso indica ainda que além de Cabo Verde a associação enviou voluntários para outros países lusófonos, nomeadamente São Tome e Príncipe (quatro equipas), Angola (uma equipa) e Moçambique (três equipas).

Aquela responsável do grupo já fez saber que para o ano, se tudo correr como o programado, a equipa estará de novo em intercâmbio em Cabo Verde e com uma equipa na ilha do Fogo, Santa Catarina.

JR

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: