20 Julho 2019

Video Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8

Mosteiros: Rede pública de energia a zona norte vai ser inaugurada no quadro das festas do município

  • PDF
Partilhar esta notícia

 

São Filipe, 31 Jul (Inforpress) – A ligação da rede pública de energia da zona norte do município dos Mosteiros, entre Rocha Fora e Atalaia, um projecto governamental, é inaugurada a 12 de Agosto próximo, no âmbito das festividades do Dia do Município.

O projecto de eletrificação da zona norte, que cobre os povoados de Rocha Fora, Aldeia, Ribeira do Ilhéu e Atalaia (frente e trás), foi concluído há algum tempo, e, segundo as autoridades municipais, terá um impacto no desenvolvimento da região norte do município.

Parte da zona norte, nomeadamente as povoações de Atalaia e Ribeira do Ilhéu, beneficiam de 10 horas diárias de energia eléctrica produzida por uma micro-central eléctrica gerida pela edilidade, que, com a ligação à rede pública de energia e cobertura às localidades, vai ser desactivada.

Jaime Monteiro Júnior, vereador da edilidade dos Mosteiros, contactado telefonicamente pela Inforpress, avançou que, neste momento, as ligações estão mais concentradas na vila de Ribeira do Ilhéu e que só depois serão alargadas as outras zonas.

Observou que para Atalaia, por exemplo, a iluminação pública ficará para mais tarde já que os candeeiros só chegam no mês de Setembro, e, por isso, a edilidade deverá manter em paralelo o funcionamento da micro-central.

Neste momento, nem todos os moradores da região norte dispõe de energia eléctrica e apenas 400 consumidores beneficiam da energia produzida e com a rede todas as famílias da região norte passarão a dispor de energia.

Além da rede pública de energia, a edilidade programou a inauguração de um conjunto de infra-estruturas, como a Ponte de Murro, que permite a circulação de pessoas e bens em segurança, sobretudo nas épocas das chuvas em que não era possível transitar, o Gabinete Municipal de Empreendedorismo e o pavilhão e complexo comercial “João de Jóia”, que vai ser o palco, pelo segundo ano, das actividades culturais e desportivas (salão) das festas do Dia do Município dos Mosteiros e da Santa Padroeira, Nossa Senhora da Ajuda, cujas actividades decorrem de 08 a 15 de Agosto.

A infra-estrutura, segundo o vereador, dispõe de um total de 20 lojas que serão arrendadas ao longo do ano e não apenas por ocasião das festas, no sentido de rentabilizar o investimento feito, através de empréstimos bancários.

JR/CP

Inforpress/Fim

Leia ainda - Artigos mais recentes: